Nestlé começa a retirar canudinhos plásticos das embalagens de bebidas

Produtos como Nescau Prontinho e Nesquik já irão utilizar apenas materiais biodegradáveis neste ano.

Por Amanda Oliveira - 13 fev 2019, 16h00

Felizmente, o processo de eliminar canudos plásticos do mercado está alcançando cada vez mais marcas e empresas brasileiras. Dessa vez, quem entra nesse movimento de conscientização é a Nestlé. A partir desse mês, os canudinhos plásticos das embalagens de bebidas começam a ser eliminados aos poucos, incluindo as do Nescau Prontinho, um dos produtos mais populares da marca e o primeiro a ter os canudos retirados.

Nestlé decide eliminar canudos plásticos de suas embalagens. Reprodução/Getty Images

Em janeiro, a Nestlé já havia anunciado que pretende eliminar todos os canudos plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de suas embalagens até o ano de 2025. Os canudinhos serão substituídos por materiais alternativos, como canudos de papel biodegradável, mas a marca também considera dar a opção dos consumidores comprarem o produto, como o Nescau, sem canudinho.

De acordo com a Dow Jones Newswires, o cronograma da Nestlé informa que embalagens de papel também serão utilizadas para os produtos Nesquik ainda no primeiro trimestre de 2019, enquanto o biscoito Yes e o chocolate Smarties recebem o novo material no segundo semestre do ano. Em 2020, será a vez do achocolatado Milo.

Além da retirada dos canudos plásticos, a Nestlé também lidera a campanha #JogaJunto, que convida seus consumidores para participar da conscientização. A primeira ação brasileira é uma parceria com o Projeto TAMAR para auxiliar na preservação das tartarugas-marinhas. Outra iniciativa da marca é o movimento #JogaPraDentro, que propõe incentivar os consumidores a jogarem os canudos dentro da embalagem após o uso, para garantir que o material não se perca ou seja descartado de forma incorreta.

Continua após a publicidade

“Diariamente, pensamos em novas soluções e formatos para reduzir o impacto que as embalagens plásticas causam no meio-ambiente. Essa é uma preocupação de todos os colaboradores da Nestlé, que tem o objetivo de tornar 100% de suas embalagens recicláveis e reutilizáveis até 2025″, explica Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil.

View this post on Instagram

Estamos lançando com o Projeto TAMAR uma parceria inédita para juntos reduzirmos o plástico. Esse é o #JogaJunto, uma jornada com diferentes iniciativas. Faça parte dessa transformação. #PraCegoVer Um vídeo colorido mostra o fundo do mar com uma tartaruga. Enquanto o animal nada surge a mensagem: “Vamos juntos reduzir o plástico?”. Na sequência, os logos de NESCAU e Projeto TAMAR aparecem na tela acompanhados do texto: “Apresentam:”. Depois, surge a inscrição: “#JogaJunto”. No canto superior esquerdo há os logos de NESCAU e Projeto TAMAR.

A post shared by NESCAU (@nescau) on

Continua após a publicidade

Apoiamos essa iniciativa! Tomara que cada vez mais pessoas entrem nessa conscientização tão importante para o nosso planeta. #JogaJunto

Publicidade