Leitoras dão dicas pessoais para quem vai prestar o Enem

O que levar para comer? Em que ordem fazer a prova? Dá pra você se inspirar em algumas experiências!

A contagem regressiva para a primeira prova do Enem está cada vez mais perto de acabar. O mais importante agora é manter a calma, confiar em si mesma e ter certeza de que não vai esquecer nada de importante no dia. Nada de sair de casa em cima da hora, hein?

Pensando nessas últimas dicas, a CAPRICHO separou recomendações de leitoras que prestaram o Enem e que podem fazer a diferença para algumas candidatas.

 (iStock/Reprodução)

“Uma coisa que me ajudou MUITO foi ler o tema da redação antes de fazer a prova. Enquanto respondia as questões, já fui pensando no que abordar no texto. Além disso, dá pra você pegar referências e dicas de abordagem no restante da prova. E não adianta ficar quebrando a cabeça em questão que você não sabe! Faça primeiro as que você tem mais facilidade e deixe as complicadas por último, assim você não se desgasta”. Juliana Duarte, 23 anos, São Vicente (SP).

“Sempre optei por fazer o rascunho da redação primeiro e, conforme ia respondendo as questões, ia acrescentando algumas ideias que surgiam ao decorrer da prova. Acredito que assim a mente fica mais limpa e as ideias fluem melhor. Já nas questões, muitas vezes a resposta está praticamente no próprio enunciado. Faça uma leitura com atenção!”. Letícia Costa, 17 anos, São Paulo (SP).

“Eu acho que é importante não passar muito tempo pensando em como começar a redação, sabe? Pensa durante uns minutinhos e, se a inspiração não vier, começa a fazer a prova de Linguagens que uma hora as ideias aparecem. Nas questões, eu recomendo grifar o que considera certo ou errado e eliminar logo os itens absurdos!”. Ana Raquel de Holanda, 15 anos, Fortaleza (CE).

 (Tumblr/Reprodução)

“O que eu sempre fiz foi fazer as questões mais fáceis primeiro. Depois que eu já tinha lido a prova inteira e feito as que eu sabia, eu saía da sala pra tomar um ar e deixar a mente relaxar um pouco, pra depois voltar e resolver as questões que eu tinha mais dificuldade. De lanche, eu sempre levei chocolate, porque a glicose ajuda os neurônios a funcionarem melhor. E não dá pra esquecer de levar água!”. Stephanie Ferreira Magalhães, 19 anos, Santos (SP).

“As pessoas costumam focar só em estudar e esquecem que preparar o psicológico é muito importante, por causa de toda a pressão. Uma coisa que me ajudou nisso foi fazer a prova pra ‘testar’ antes de realmente ter que usar minha nota. Acho que conversar com a galera que prestava o Enem também ajudou, porque assim nós percebemos que não somos os únicos com dificuldades. Se for levar coisas gostosinhas para comer, é melhor não levar aquele chocolate que você ama de paixão e só come a cada mil anos. É importante evitar distrações”. Beatriz Barroso, 20 anos, Belo Horizonte (MG).

“Não estude no dia anterior, porque isso só vai aumentar a ansiedade! Levar água e uma barra de cereal também é importante. Na redação, começa lendo o tema e fazendo um esboço do texto, aí é bom passar direto para as questões de múltipla escolha. Assim, já dá tempo de pensar em mais coisas para a redação!”. Fran Ribeiro, 23 anos, Santa Maria (RS).

Agora é só decidir qual técnica você acha melhor. Boa prova!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s