Instagram lança guia que ensina como usar a rede social com sabedoria

Projeto #DigitalSemPressão faz parte de uma série de iniciativas que a empresa está tomando para melhorar a saúde mental dos usuários.

Você já se sentiu pressionada a postar algo nas redes sociais que não queria? Ou a sair para um rolê que nem estava tão interessada só para ter conteúdo para atualizar as redes? É muito assustador pensar que algumas pessoas chegaram a esse ponto, mas também é algo cultural. Com a recente chegada da profissão de influenciador ao mercado, que ainda é bastante questionada, gerou-se um apelo glamouroso sobre esse status e, com ele, a pressão de “ser alguém relevante nas redes”, em especial no Instagram. É uma linha inversamente proporcional: quanto mais a pressão sobe, mais a saúde mental fica lááá embaixo. E aí, como lidar?

 (Reprodução/Reprodução)

Pensando nisso, mais uma vez, e dando continuidade à inciativa de criar uma comunidade mais mentalmente saudável, o Instagram lançou o projeto #DigitalSemPressão, em parceria com a SaferNet e a The Jed Foundation. Ele, na realidade, é um kit online com conteúdos informativos sobre como usar a rede social com mais segurança e parcimônia, para que ela some na vida dos usuários e não subtraia. “São dois kits, um deles voltado para pais, tutores e educadores, e o outro para os próprios jovens que usam as redes sociais. Os materiais, que podem ser acessados através do site www.digitalsempressao.org.br, tem o objetivo de melhorar a experiência dos jovens no Instagram e fazer com que o tempo que eles passam na plataforma seja positivo, inspirador e equilibrado”, explica a empresa.

 

Além de Natalia Paiva, Gerente de Políticas Públicas do Instagram para América Latina, alguns outros nomes estão por trás do projeto, como Julia Teodoro (@_afropatty), Isabela Moreira (@bel_moreira), Jennifer Marinho (@marinhoje) e Klara Castanho (@klarafgcastanho), que são porta-vozes do #DigitalSemPressão. No site, os conteúdos do guia são divididos em:

– aproveitando ao máximo o Instagram;
– como usar o Instagram a seu favor?;
– uma questão de equilíbrio;
– como ajudar amigos?;
– vídeos inspiradores.

As artes do guia são um detalhe à parte e seguem uma tendência na plataforma, que é o compartilhamento de ilustrações, fotos e imagens que dão um respiro pra nossa cabeça, trazendo uma sensação de tranquilidade e paz. Olha só:

 (Reprodução/Reprodução)

Vale lembrar que, em 2019, CAPRICHO e Instagram Brasil lançaram a campanha #Os12DesafiosDaBondade, com missões mensais para promover a gentileza e o empoderamento online, e contribuir com a melhora da saúde mental dos usuários da plataforma. Você fez parte dela?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s