Instagram cria nova ferramenta que pode salvar vidas
Automutilação, do inglês 'self(ie) harm'.
Em junho deste ano, o Facebook lançou no Brasil uma ferramenta especial para prevenir autoflagelação e suicídio. Agora é a vez do Instagram, que liberou na última segunda-feira, 17, um recurso similar. As redes sociais são um lugar de expressão, onde as pessoas muitas vezes se abrem até mais do que pessoalmente. Então, com a novidade, você poderá tentar ajudar caso ache que o post de alguém se pareça com um pedido de ajuda.
Cada vez que você vir alguém na sua timeline que talvez esteja falando sobre autoflagelação, distúrbios alimentares, depressão, ansiedade ou até mesmo suicídio, será possível denunciar anonimamente. Para acessar a ferramenta, é só clicar no menu ao lado da foto (aquele das três bolinhas) e selecionar denunciar > é inadequado (IOS)/é impróprio (Android) > automutilação. Depois, vai aparecer uma tela explicando os tipos de foto que se enquadram nessa categoria e aí você precisa confirmar, clicando novamente em denunciar.
Uma equipe analisará a denúncia e, se achar que realmente é um risco, o usuário denunciado receberá uma mensagem dizendo que alguém viu uma postagem dele e achou que pudesse estar passando por um momento difícil. Em seguida, ficará disponível um menu com três opções: conversar com um amigo, contatar uma linha de ajuda ou ver dicas e suporte. “Essas ferramentas são projetadas para te mostrar que você está rodeado por uma comunidade que se importa com você, em um momento que você talvez mais precise se lembrar disso”, contou o diretor de operações do Instagram, Marne Levine, à Seventeen.
Caso você ache que a situação é mais urgente, de risco muito imediato, o aplicativo sugere que você ligue para a polícia. Além disso, ao concluir a denúncia, aparecem algumas opções de conselhos sobre como você pode ajudar pessoas que enfrentam esses tipos de problemas.
Se algum usuário procurar por hashtags que tenham a ver com esses mesmos assuntos, também será redirecionado para a página de suporte, que foi montada com a ajuda de associações especializadas em prevenção de suicídio e distúrbio alimentares, além de pessoas que já passaram por isso. Assim, eles esperam garantir uma aproximação mais certeira com os usuários que precisarem de ajuda.
Além da ferramenta, ainda é possível consultar algumas informações referentes a autoflagelação no próprio help center do Instagram, em português.