Instagram anuncia que não mostrará mais número de likes em fotos e vídeos

Em fase de teste, mudança quer promover a conexão de usuários e marcas pelo conteúdo e não simplesmente pelo engajamento gerado.

Nesta terça-feira, 30, durante conferência F8 do Facebook que rolou nos Estados Unidos, o Instagram anunciou uma de suas principais apostas para o ano: o fim do número de curtidas, que hoje aparece em modo público, nas postagens do feed.

Usuários vão poder continuar curtindo as postagens normalmente.

Usuários vão poder continuar curtindo as postagens normalmente. (hocus-focus/Getty Images)

Durante o evento, a empresa explicou que a medida é para incentivar a conexão na plataforma entre usuários e marcas pelo conteúdo em si e não apenas pelo engajamento gerado por ele. “Estamos testando isso porque queremos que seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles têm“, foi dito.

A mudança promete ser bastante drástica e sentida principalmente pelos criadores de conteúdo que, na maioria dos casos, depende dos números para lucrar – mesmo que esses continuem visíveis em modo privado, de alguma forma. À princípio, a invisibilidade do contador de curtidas está em fase de testes e apenas no Canadá. Não foi notificado quanto tempo essa experimentação vai durar nem se há planos para que a mudança seja mundial.

Vale lembrar também que as redes sociais são tantas vezes citadas como as grandes “vilãs” da modernidade justamente por causa desse imediatismo e dessa fixação por likes, que aumentam a ansiedade dos jovens e, muitas vezes, causam depressão e/ou a piora dos sintomas da doença. A medida pode ser vista também como uma tentativa da empresa de melhorar a saúde mental dos usuários.

E aí, ~curte~ a mudança? Acha que ela daria certo no Brasil? Conta pra gente!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s