Horário de verão é novamente adiado, mas dessa vez por causa do Enem

Governo Federal chegou a conclusão quem, realmente, não seria uma boa ideia alterar os ponteiros do relógio no mesmo dia de prova do Enem...

Em setembro, o MEC enviou uma solicitação à Presidência e à Casa Civil pedindo o adiamento do horário de verão. Isso porque as datas das provas do Enem coincidiria com o início do horário e, consequentemente, poderia confundir muitos candidatos. O Enem 2018 está marcado para acontecer nos dias 4 e 11 de novembro.

 (Reprodução/Reprodução)

O Governo Federal então analisou o caso e anunciou nesta quinta-feira, 4, que acatou o pedido do MEC, decidindo que, neste ano, o horário de verão começará no dia 18 de novembro. O término está agendado para o terceiro domingo de fevereiro do ano que vem.

Essa é a segunda vez que o horário sofre alteração em 2018. Por causa da preocupação com as eleições, ficou decidido que era melhor que a mudança de horário não começasse nem no dia 7, data que marca o primeiro turno eleitoral, nem no dia 28, que marca o possível segundo turno.

Vale lembrar também que, no final de 2017, o Presidente Michel Temer adiou o início do horário de verão, para revolta de muita gente. A alteração, que geralmente ocorria no final de outubro, passaria então a acontecer em novembro. Os estados que devem acertar os ponteiros do relógio são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

 (Reprodução/Reprodução)

Além de fazer a prainha do final do ano render mais, o horário de verão serve essencialmente para minimizar a sobrecarga de consumo energético, ou seja, para fazer com que as pessoas usem menos energia elétrica, já que escurece mais tarde e é verão, afinal de contas! Bora aproveitar e ver o sol, né?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s