Holandesa simula viagem e engana todos os amigos do Facebook

Projeto de estudante quer fazer com que usuários reflitam sobre conteúdos que veem diariamente na internet.

Conhecer o mundo é o sonho de muita gente. Com a tecnologia, isso ficou mais fácil. Não é preciso nem sair de casa para realizar uma viagem, mesmo que ela seja virtual. Entretanto, as redes sociais também facilitaram (e muito!) a disseminação de experiências, a partir de fotos postadas por viajantes e blogueiros. Mas será que a exposição em excesso não é prejudicial? Será que tudo o que curtimos nas redes é realmente verdade?

Pensando nisso, a holandesa Zilla Van Den Born, de 25 anos, decidiu partir para uma viagem fake. Os detinos? Tailândia e Cambodia. A estudante modificou todas as imagens com a ajuda do photoshop antes de postá-las no Facebook . Depois de publicadas, não demorava para as fotografias receberem vários “likes” e comentários positivos. Ninguém desconfiou que Zilla, na verdade, não tinha saido da sua cidade natal.

O projeto foi o TCC da holandesa, que estuda design. Alguns clicks foram feitos na piscina e na cozinha da própria casa. Outros, em um templo budista em Amsterdã, pertinho de sua residência. “Fiz isso para mostrar às pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais. Criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade. Meu objetivo era provar como é comum e fácil para as pessoas distorcerem a realidade”, explicou.

Veja mais fotos da “viagem”:

O que acaharam da ideia da holandesa? Faz a gente refletir bastante, não?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s