Continua após publicidade

Holandesa simula viagem e engana todos os amigos do Facebook

Projeto de estudante quer fazer com que usuários reflitam sobre conteúdos que veem diariamente na internet.

Por Isabella Otto Atualizado em 17 ago 2016, 14h40 - Publicado em 16 set 2014, 16h40

Conhecer o mundo é o sonho de muita gente. Com a tecnologia, isso ficou mais fácil. Não é preciso nem sair de casa para realizar uma viagem, mesmo que ela seja virtual. Entretanto, as redes sociais também facilitaram (e muito!) a disseminação de experiências, a partir de fotos postadas por viajantes e blogueiros. Mas será que a exposição em excesso não é prejudicial? Será que tudo o que curtimos nas redes é realmente verdade?

Pensando nisso, a holandesa Zilla Van Den Born, de 25 anos, decidiu partir para uma viagem fake. Os detinos? Tailândia e Cambodia. A estudante modificou todas as imagens com a ajuda do photoshop antes de postá-las no Facebook . Depois de publicadas, não demorava para as fotografias receberem vários “likes” e comentários positivos. Ninguém desconfiou que Zilla, na verdade, não tinha saido da sua cidade natal.

O projeto foi o TCC da holandesa, que estuda design. Alguns clicks foram feitos na piscina e na cozinha da própria casa. Outros, em um templo budista em Amsterdã, pertinho de sua residência. “Fiz isso para mostrar às pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais. Criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade. Meu objetivo era provar como é comum e fácil para as pessoas distorcerem a realidade”, explicou.

Veja mais fotos da “viagem”:

O que acaharam da ideia da holandesa? Faz a gente refletir bastante, não?

Publicidade