Holanda é o primeiro país a não ter mais cachorros abandonados nas ruas

Que notícia linda, que exemplo a ser seguido! Lembrando que, no Brasil, são mais de 30 milhões de animais vivendo nas ruas.

Por Amanda Oliveira - 19 out 2018, 14h00

De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, de 2015, existem mais de 30 milhões de animais abandonados nas ruas, somente no Brasil. No mundo, o número é ainda maior: a estimativa mais recente é de 600 milhões. Infelizmente, um dos motivos que torna este fato tão comum para as pessoas que cruzam com esses animais diariamente é a falta de punição para quem os abandona. Contudo, não é preciso muito esforço para diminuir esses números alarmantes. E a Holanda é prova disso. Sabia que o país se tornou o primeiro no mundo a não ter cães abandonados?

Tumblr/Reprodução

A conquista da Holanda não envolveu nenhum tipo de sacrifício animal ou apreensão em canis. Na verdade, o governo resolveu a questão da forma mais simples possível: mudança nas leis e campanhas de conscientização. Uma decisão que todos os outros países deveriam se espelhar, né?

Entre os quatro pilares estabelecidos pelo governo estão leis mais duras para quem abandona cachorros, multas de milhares de euros como punição pelo abandono, campanhas de castração e conscientização e altas taxas de impostos para compra de cães de raça. Foi dessa forma que o número de cães abandonados diminuiu, já que os que estavam nas ruas não podiam se reproduzir mais e as pessoas passaram a preferir adotar do que comprar.

Ah! Se os outros países seguissem o exemplo…

Continua após a publicidade

 

Publicidade