Há apenas 2 mulheres na lista dos 100 atletas mais bem pagos

Pode não parece estranho, porque, erroneamente, já nos acostumamos com essa constante, mas é.

Todo ano, a Revista Forbes divulga uma lista com os atletas mais bem pagos do mundo. Em 2016, ano de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, as primeiras posições ficaram para LeBron James, em 3º lugar, Lionel Messi, em 2º, e Cristiano Ronaldo, em 1º. Curiosamente, nenhum atleta olímpico. Mas, até aí, nada mais do que óbvio.

O que chama a atenção, porém, é que de todos os 100 nomes, apenas dois deles são de mulheresMaria Sharapova, que aparece na 88ª posição, e Serena Williams, que aparece na 40ª posição do ranking. A representante da Rússia ganha um total de $ 21,9 milhões por ano, enquanto a atleta norte-americana embolsa um total de $ 28,9 milhões por ano.

Mais impressionante ainda é pensar que as atletas mulheres têm uma lista de mais bem pagas só para elas, mas que apesar disso, apesar de nomes como Ronda Rousey, apenas Sharapova e Williams conseguem estar entre os homens, o que mostra, mais uma vez, que o salário recebido por eles é muito maior do que o recebido por elas. O mesmo vale para campanhas publicitárias, que, por exemplo, parecem gerar muito mais engajamento quando protagonizadas por caras.

Uma imagem compartilhada pela página Empodere Duas Mulheres ilustra bem esta nossa discussão:

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fempodereduasmulheres%2Fposts%2F1143489292391724%3A0&width=500

Vale a pena ressaltar que as duas mulheres na lista dos 100 atletas mais bem pagos jogam tênis, um esporte considerado de elite. Seria, então, o gasto necessário para você se aperfeiçoar em uma modalidade diretamente relacionado ao quanto você vai lucrar com ela no futuro? Teoricamente, não. Afinal, futebol não é um esporte caro, de elite, e olha só dois jogadores liderando o Top 100! Contudo, para as atletas femininas, essa constante parece ser menos variável.

Achamos que você, leitora, precisava saber disso.  Só duas de nós estão lá. Qual é a sua opinião sobre isso?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s