Grupos de família lideram compartilhamentos de fake news por WhatsApp

O óbvio, né? Mas as fake news compartilhadas nas redes apresentam perigos também para os mais jovens, não apenas para o pai, a mãe, os avós, as tias...

Uma recente pesquisa realizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), provou a teoria de muita gente sobre grupos familiares no WhatsApp, que se intensificou durante o período eleitoral: são esses os grupos que mais compartilham notícias falsas, conhecidas como fake news.

 (Getty Images/Getty Images)

Um total de 2.520 pessoas participaram do estudo, que usou como base uma metodologia israelense e analisou as principais notícias que foram compartilhadas sobre Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro no dia 14 de março de 2018.

A origem desses principais boatos também foi investigada. O objetivo é compreender se a notícia era verdadeira ou falsa, e descobrir de onde ela saiu. Ficou comprado, por exemplo, que 1.145 pessoas receberam, acreditaram e compartilharam fake news relacionadas ao tema.

O levantamento ainda identificou que as notícias falsas recebidas pelo aplicativo de mensagens instantâneas foram parar em seguida nas redes sociais, como Facebook e Twitter. Esse padrão ficou comprovado, mas a origem das notícias, contudo, não conseguiu ser identificada.

E você, já recebeu alguma fake new? Tem gente que é resistente em acreditar que elas realmente existem, né? Agora, pelo menos, já dá para mostrar esta matéria para elas e dizer: “ó, está comprovado. Não acredita em tudo que lê por aí, não”. 😉

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s