Dez mandamentos simples para tornar o mundo um lugar melhor

É tanta tragédia que não está sendo fácil para a humanidade.

No meio de tanta violência e notícias ruins envolvendo o meio ambiente, a gente se pergunta por que os seres humanos são sempre os responsáveis e onde esse mundo vai parar. Talvez, se as pessoas colocassem em prática algumas coisas, “nossa casa” seria bem melhor. Listamos, então, dez mandamentos para você colar na geladeira e não se esquecer deles nunca mais!

1. Amarás mais
E não somente as pessoas próximas, com quem você convive diariamente. O amor é aquela coisa linda que sempre que você espalha por aí (de maneira sincera, claro), volta de várias formas. Não precisa sair dizendo “eu te amo” para todo mundo, mas um elogio, uma palavra de consolo, um abraço ou um simples sorriso já liberam bastante desse sentimento bom. E, afinal, quem é que não gosta de se sentir amado?

 (Reprodução/Reprodução)

2. Não terás preconceitos
Não é justo julgar os outros por qualquer motivo, né?! Ninguém é melhor ou pior só porque é diferente de você, seja pela religião, orientação sexual, raça ou classe social. Ser preconceituoso não leva ninguém a lugar nenhum e ainda magoa as pessoas. Basta lembrar que elas são seres humanos, acima de qualquer rótulo. É aquela história de não fazer com o outro aquilo que não gostaria que fizessem com você… Nenhum preconceito justifica o que fizeram naquela boate em Orlando.

 (Reprodução/Reprodução)

3. Manterás o bom humor
É uma questão de como você escolhe encarar as coisas. Saber rir de si mesmo é mais mais legal do que ficar se irritando o tempo todo, não é?! Se você sai na rua de mau humor e sendo seca com os outros, eles serão assim com você também. Mas se você resolver sair, cumprimentar quem você encontra, sorrir sem motivo e ser gentil, as pessoas tendem a retribuir. Funciona como um espelho. Além disso, pessoas bem humoradas são companhias mais agradáveis!

 (Reprodução/Reprodução)

4. Respeitarás o próximo
O respeito começa dentro de casa, mas se espalha pelo dia a dia, aonde quer que você vá. Se as pessoas respeitassem mais o outro, seja o professor na sala de aula, algum colega, o morador de rua ou até algum animalzinho, o mundo com certeza seria muito mais agradável. Não dá para exigir ser respeitado quando você não sabe respeitar, né?!

 (Reprodução/Reprodução)

5. Sentirás menos ódio
Ficar morrendo de raiva de alguém que falou mal de você pelas costas, por exemplo, não vai mudar grandes coisas da vida da pessoa e ainda vai te deixar para baixo. O ódio, independentemente do que o tenha motivado, faz mal para quem está sentindo, em primeiro lugar. Você pode ter seus motivos para não gostar de alguma coisa, mas pense se você realmente precisa se preocupar com isso… Tem tanta coisa mais interessante para fazer na vida do que perder tempo odiando.

 (Reprodução/Reprodução)

6. Trabalharás a auto-aceitação
Antes de qualquer outra coisa, você precisa se amar. Assim, você abre espaço para os outros te amarem também. Quando a gente se aceita, fica mais feliz e, consequentemente, espalha a felicidade. Além disso, inspira outras pessoas a também se aceitarem. É tipo uma corrente do bem!

 (Reprodução/Reprodução)

7. Enxergarás o lado bom da vida
Você pode reclamar que está tendo muitas provas e trabalhos – ou você pode agradecer por ter a oportunidade de estudar. Por mais que algumas coisa pareçam chatas, cansativas ou até mesmo muito difíceis, elas vão, pelo menos, trazer algum tipo de aprendizado para a sua vida. Ao invés de ficar evidenciando o negativo, que tal darmos mais atenção ao lado positivo? Isso vale não apenas para as ações do dia a dia, mas para as pessoas também. Todo mundo tem algo a acrescentar e ensinar.

 (Reprodução/Reprodução)

8. Aprenderás a perdoar
Parece que quando você carrega uma mágoa ou um rancor, se sente pesada, né?! Como se algo te atrapalhasse seguir em frente. E aí quando você consegue perdoar, toda aquela carga ruim vai embora e é possível se abrir a novas aventuras. Pense que você é um pote e pode enchê-lo com sentimentos bons e ruins: você prefere ocupar o espaço com quais deles?

 (Reprodução/Reprodução)

9. Tomarás boas atitudes
Uma coisa é sentir e dizer, outra é fazer. Ninguém gosta de ver moradores de rua sentindo frio, animais abandonados, pessoas passando fome na África ou gente sendo agredida por aí. Mas o que você tem feito por todos eles? Boas atitudes são o que realmente fazem a diferença no mundo e, muitas vezes, elas nem exigem tanto esforço. É só procurar a melhor forma de você fazer sua parte com pequenos gestos!

 (Reprodução/Reprodução)

10. Reconhecerás os próprios erros
Todo mundo comete erros. A questão é como as pessoas lidam com eles. Reconhecer que errou e pedir desculpas é uma atitude nobre e repleta de humildade. Nem sempre é fácil, mesmo. Mas é um lado que, se trabalhado, faz muito bem para você e evita injustiças com os outros. E, afinal, um mundo mais justo é um mundo melhor, não é?!

 (Reprodução/Reprodução)

O que mais você acha que as pessoas deveriam praticar para melhorar o mundo?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s