Cuidado! Jovem fica temporariamente cega após mexer muito no celular no escuro

Imagine ficar, do nada, por cerca de 20 minutos sem conseguir enxergar? Já bate aquele pânico, né?!

Você costuma a dar aquela checada no celular antes de dormir? Ou, talvez, a ficar um tempinho conversando no Whats quando já está deitada no escuro? É melhor tomar cuidado e tentar vencer essa mania. Por causa dela, duas mulheres tiveram um problema que está sendo chamado por alguns médicos de Cegueira Transitória por Smartphone.
 
Uma britânica de 22 anos, que até então sempre tinha enxergado muito bem, notou que, em algumas noites, o olho direito começou a incomodá-la. Ela só conseguia ver alguns vultos. Isso costumava acontecer duas ou três vezes por semana, depois passou a ser constante. Ela fez exames oftamológicos e cardiovasculares, e a vista parecia estar normal. Estranho, né?
 
 
Mais ou menos na mesma época, outra mulher, de 40 anos, passou pela mesma situação. Em algumas manhãs ela não conseguia enxergar por cerca de 15 minutos. Imagine que desesperador! Ela também se submeteu a exames, que deram resultados normais.
 
Só mais tarde elas foram descobrir o que estava acontecendo, quando um estudo publicado no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra explicou que essas cegueiras ocorriam pouco tempo depois das mulheres checarem o celular, no escuro, enquanto estavam deitadas na cama – uma antes de dormir e a outra ao acordar. Além disso, as duas relataram que o olho com o qual não conseguiam enxergar era exatamente o do lado oposto sob o que elas estavam deitadas.
 
 
A explicação dos especialistas é que olho que fica apoiado no travesseiro, não recebe tanta luz como o olho que fica diretamente exposto a luminosidade do celular, que perde a sensível e, em alguns casos, pode sofrer de cegueira temporária. Os médicos ainda afirmam que “embora muitas pessoas vejam a tela com os dois olhos, algumas frequentemente usam o celular enquanto estão deitadas, quando um olho pode estar coberto mesmo sem que elas percebam“.
 
Estudos na área ainda estão sendo feitos, mas em todo caso, vale tomar cuidado ao usar o celular à noite, né?!
 
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s