Continua após publicidade

Corro o risco de ficar grávida?

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 09h24 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Acervo

Ficar grávida é o maior medo de todas as meninas que estão começando a vida sexual (aliás, é uma dúvida que ronda a cabeça de muita gente bem experimentada também!).

Veja o que faz sentido e o que não faz quando o assunto é risco de gravidez e fique atenta para não dar mole pro azar:

Posso ficar grávida…

… se a gente estiver de roupa?

Sem chance. O espermatozóide teria que romper a barreira de uma cueca, uma calça, outra calça e uma calcinha pra chegar ao algo. Missão impossível.

… se eu estiver menstruada?

Risco pequeno. A menstruação sinaliza o final do ciclo menstrual quando, em geral, não há ovulação (ela ocorre na metade do ciclo). Mas só pode ter essa certeza quem tem o ciclo muito, muito regular. E isso não é comum na adolescência.

… se a camisinha furar?

Ui, chance grande. Se o menino não perceber que ela se rompeu e continuar a transa como se nada tivesse acontecido, a chance de engravidar é grande. A mesma chance de engravidar se vocês não tivessem colocado a camisinha. Por isso, é bem importante colocar a camisinha da maneira correta. Veja como aqui .

Continua após a publicidade

… se ele ejacular fora do meu corpo?

A chance é pequena, mas existe. É que o líquido lubrificante que sai do pênis durante as preliminares já podem conter espermatozoides. Ou seja, se houve penetração, há risco de gravidez.

…no primeiro mês de pílula?

Se você estiver tomando direitinho, a pílula já te protege desde o primeiro dia. A maneira correta é começar a tomar a pílula no primeiro dia da sua menstruação. A partir daí, tomar um comprimido por dia durante 21 dias, dar pausa de 7 dias e recomeçar outra cartelinha. Mas atenção: a pílula não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Para aumentar sua tranquilidade e sua segurança, por que não usar camisinha também?

Mais dúvidas? Escrevam!

Continua após a publicidade

Beijo!

Publicidade