Consciência Negra: “Tenho esperança de um futuro igualitário”

Tudo o que esse dia simboliza ainda hoje <3

Hoje (20), no Brasil, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por causa da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi muito importante para a luta negra contra a escravidão, mas isso você provavelmente já viu nas aulas de história. A questão é, afinal, tudo o que esse dia simboliza ainda hoje. A Jessica Martins, da Galera CAPRICHO, tem 14 anos e muitas coisas inspiradoras para dizer sobre o assunto.

“O Dia da Consciência Negra é importante por vários pontos, mas, na minha opinião, os principais são a visibilidade afro e o empoderamento. O negro, há um tempo, vem tendo mais voz na sociedade e com toda certeza a data tem muito a ver com isso”, ela conta. “O crescimento de movimentos negros; cada vez mais atores, cantores e outros artistas negros em alta na mídia; a aceitação do cabelo crespo; esses são alguns exemplos da vitórias que me fazem ter esse pensamento sobre a situação atual do negro”, explica.

consciencia-negra-2

A Je destaca, também, a importância de falar sobre essa questão: “Os negros vêm se impondo cada vez mais, eles próprios vêm se colocando acima de alguns preconceitos, se aceitando, se assumindo e se empoderando. Assuntos como apropriação cultural, lugar de fala e afins são uma discussão super necessária que vem sendo colocada em pauta porque o povo afro tem percebido que não deve se calar diante dessas situações“.

“As pessoas deveriam saber sobre os acontecimentos históricos por trás disso, por tudo o que o povo negro passou até chegar nestas conquistas”, ela aponta. E, de fato, foram muitas lutas que merecem todo o reconhecimento – mas ainda existe muito a ser mudado. “A maior luta da população negra atualmente, a meu ver, é pela igualdade. Por causa dos preconceitos que [infelizmente] ainda existem, os negros ainda têm menos oportunidades de estudo e emprego”, completa.

A Karol Conka e o Emicida são dois artistas que a Je considera importantes dentro do movimento negro! (Fotos: Reprodução/Instagram) A Karol Conka e o Emicida são dois artistas que a Je considera importantes dentro do movimento negro! (Fotos: Reprodução/Instagram)

A Karol Conka e o Emicida são dois artistas que a Je considera importantes dentro do movimento negro! (Fotos: Reprodução/Instagram) (/)

Mesmo nova, a Je percebe o preconceito em detalhes do dia a dia. “O olhar diferente para os jovens negros, o ar de reprovação para os cabelos crespos. Além, claro, da situação de desigualdade onde até a nossa própria cultura é mais valorizada quando usada ou praticada por brancos, como por exemplo as tranças afro, que são consideradas muito mais bonitas e espontâneas quando usada nas pessoas brancas enquanto no negro é feio e só uma forma de fugir do cabelo crespo“, explica.

Mas diante de tantas mudanças que já aconteceram e outras que ainda estão acontecendo, ela pensa também no que está por vir: “Tenho esperança de um futuro igualitário, onde não exista nenhuma forma de opressão, discriminação ou racismo. É algo um pouco distante, mas estamos, aos poucos, caminhando”.

A Ellen Oléria e o Criolo também são artistas que ela gosta e acha empoderadores (Fotos: Reprodução/Instagram) A Ellen Oléria e o Criolo também são artistas que ela gosta e acha empoderadores (Fotos: Reprodução/Instagram)

A Ellen Oléria e o Criolo também são artistas que ela gosta e acha empoderadores (Fotos: Reprodução/Instagram) (/)

Apesar do Dia da Consciência Negra ter uma data, no entanto, ela deve estar acesa em todo mundo cotidianamente, e a Je tem uma dica para isso. “É simples. Se aceite e aceite o próximo. No momento em que você se aceita, você se vê mais feliz e mais liberta; e quando você aceita o próximo, você o faz feliz. Assim, você não precisará diminuir pessoa alguma para se sentir bem e a igualdade estará um passo mais próxima“.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s