Continua após publicidade

Compre online e receba no seu hotel!

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 19h59 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44
(Foto: Mariana Nóbrega)

Vai pra Orlando e/ou sonha com a viagem? Então provavelmente você já fez uma mega pesquisa de parques, shoppings e lojas por onde quer passar e roupas, acessórios, sapatos e tudo mais que vai querer comprar. Na hora da animação com a viagem, pode não dar tempo de fazer e ver tudo, e aí você corre o risco de ficar sem aquelas coisas lindas que você tinha visto nos sites.

Se você não teve tempo de conhecer o shopping inteiro, ou encontrou a loja, mas não conseguiu achar aquele vestido que você estava namorando antes de viajar, ou não tinha o seu número de sapato, ou então você se apaixonou por um colar num site e não achou nada parecido em lugar nenhum, não se desespere. Se o item é um must have e o seu guarda-roupa nunca mais será o mesmo sem ele, você pode recorrer às compras online.

E para você se dar bem, aqui estão as nossas regrinhas de compra online:

O cartão de crédito. Você vai precisar de um para fazer as compras. Pode ser seu, ou emprestado de seus pais. Os cartões tipo Visa Travel Money ou o Global Travel Card, do Itaú, podem não dar certo em alguns sites – o GTC não dá certo no site do Walmart, por exemplo, que exige um número que o cartão não tem.

Ligue para o hotel (ou para a recepção) e pergunte se eles aceitam receber entregas pelo correio e se eles cobram alguma taxa por isso. Comprar antes de viajar pode acabar não valendo a pena, já que você pode, de repente, encontrar nos shoppings a mesma coisa que você queria mais barata (e mais linda!). O mais legal é comprar antes se for algum item super único, que você tenha certeza que não vai achar em outro lugar.

Continua após a publicidade

As taxas de venda. Nem um dos preços que você ver são os preços finais dos produtos. As taxas de venda variam de estado pra estado, mas em Orlando ela fica entre os 6,5 e os 7% do preço do produto – menos comida e remédios. Ou seja, se aquela blusa linda custa 20 dólares, quando chegar ao caixa você vai pagar U$21,4 por ela. Para facilitar, também vale pensar na taxa como se fosse 10%, aí não precisa fazer muita conta (10% de 20 dólares = 2 dólares) e acaba sobrando dinheiro depois!

IOF. Esta taxa é somente para as compras com cartão de crédito. Ela funciona da seguinte maneira: você faz uma compra no valor de 20 dólares, que cai na fatura do cartão. Como o cartão “te emprestou” dinheiro para efetuar a compra, ele cobra 6% em cima do valor da compra. Ou seja, sua compra de 20 dólares sai por U$21,2. Os cartões tipo VTM e GTC não cobram IOF.

Avalie. O produto vale a pena? É único? Você não vai achar em outro lugar? O preço é bom? Varia, mas a maioria dos estabelecimentos cobra frete – vale a pena pagar o preço do item + o preço do frete (mais taxas)? Tudo isso tem que ser pesado quando você for comprar online.

Tome muuuito cuidado quando for escrever o seu nome completo e o endereço do hotel (coloque, se tiver espaço, o nome do hotel antes do endereço) – especialmente se for antes da viagem, porque você ainda não sabe o número do seu quarto. Se você já souber, não esqueça de colocar no endereço, também! Coloque, por exemplo, como “room #425”.

Calcule bem o tempo do frete. O ideal é que a compra não chegue nem antes e nem depois da sua estadia, certo? Então, escolha para que todos os dias possíveis do frete coincidam com os da sua viagem. Ah, deixe sempre o último dia de fora dessa contagem: não vai adiantar nada o pacote chegar quando tem risco de você nem estar mais no hotel.

Continua após a publicidade

Comprou? Anote o número e o dia da compra e os dias do frete. Assim fica mais fácil se você quiser consultar alguma informação ou se der alguma coisa errada.

Espere pelo e-mail de confirmação. Alguns estabelecimentos mandam um, quando a compra foi totalmente aprovada, ou dois: um quando eles recebem o pedido e outro quando é aprovado. Guarde os e-mails, porque eles contém todas as informações da compra – o cartão, o dia, o frete, o valor, o item – e servem de prova se você precisar.

Só porque o cartão passou não significa que a compra foi efetuada. Fique de olho na sua fatura: se o problema é com o cartão, a compra geralmente dá erro na hora, mas pode acontecer de o item ser cobrado. Aí, você liga para a loja e fazem o procedimento para fazer a devolução (não conte com essa graninha extra na hora, demora alguns dias para o dinheiro ser devolvido no cartão).

Acompanhe a entrega pela internet. Se não receber o produto no tempo do frete prometido, ligue imediatamente para o lugar e veja o que deu errado. Nessas horas, se o frete atrasou, diga a eles que você está em viagem e que a entrega tem que chegar até uma data limite: sempre o penúltimo dia de viagem. Tenha em mãos o número da compra!

De resto, é só dar um pulinho na recepção, pegar o seu pacote e arrasar com as suas compras novas!

Continua após a publicidade

 

Publicidade