Começa operação de resgate de garotos tailandeses presos em caverna

Quatro meninos foram retirados da caverna e levados em segurança ao hospital. Outros oito garotos e o treinador devem sair nos próximos dias

Nesta semana, o mundo todo tem acompanhado o caso dos 12 garotos tailandeses que ficaram presos em uma caverna em Chiang Rai junto com seu treinador de futebol. Os meninos, que têm de 11 a 16 anos, e o professor, de 25 anos, decidiram explorar uma das cavernas da região norte da Tailândia para comemorar o aniversário de um dos garotos do time. Na volta, eles foram surpreendidos pela inundação da caverna devido a uma chuva forte. Eles estão presos lá dentro há 15 dias.

O grupo só foi encontrado por mergulhadores britânicos em 2 de julho, mas devido à chuva contínua e às condições de saúde dos meninos, ainda não havia sido possível retirá-los de lá com segurança. Neste domingo (8), porém, foi iniciada a operação de resgate dos garotos, que apesar de complexa, tem se mostrado eficiente.

De acordo com Narongsak Osatanakorn, ex-governador da província de Chiang Rai, que está dirigindo a operação de resgate, quatro meninos foram resgatados da caverna com vida. Eles foram retirados do local com máscaras de oxigênio e levados ao hospital em segurança.

garotos-presos-caverna-chiang-mai Policiais organizam a área onde vão acontecer as operações de resgate dos garotos presos em uma caverna em Chiang Mai, na Tailândia

Policiais organizam a área onde vão acontecer as operações de resgate dos garotos presos em uma caverna em Chiang Mai, na Tailândia (Linh Pham/Getty Images)

Anteriormente, a agência de notícias Reuters havia divulgado que seis garotos tinham conseguido sair, mas as autoridades locais negaram as informações. As identidades dos menino resgatados não foram divulgadas ainda.

A ideia é que, a partir de agora, os garotos saiam em grupos de três pessoas, sendo o último deles formado por dois meninos e o técnico. Eles devem ser retirados do local por ordem de fraqueza. Sendo assim, os últimos a sair seriam os mais fortes e que se encontram em melhor estado de saúde.

Um membro da equipe de resgate informou à rede de TV CNN que a operação foi encerrada por hoje e continuará amanhã. A princípio, o grupo não precisou mergulhar para sair da caverna, como havia sido pensado anteriormente. Isso é porque as equipes conseguiram drenar parte da água para fora da caverna. “Embora existam algumas partes um pouco difíceis, nas quais temos que nos curvar ou engatinhar, é possível dizer que podemos apenas atravessar”, disse Narongsak, como informa o UOL.

O resto do time deve ser resgatado em no máximo três dias, informam as autoridades locais. A operação está com tempo contado pois chuvas fortes podem cair na região nos próximos dias, o que dificultaria ainda mais a operação ou até mesmo alagaria por completo a caverna onde os garotos e o treinador estão.

Na última quinta-feira (5), Saman Kunan, de 38 anos, um dos mergulhadores envolvido nos esforços do resgate do grupo, morreu após ficar sem oxigênio enquanto voltava da caverna onde havia entregado suprimentos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s