Cientista cria garrafa de papel à prova d’água que se decompõe em semanas

Um pesquisador escocês desenvolveu uma alternativa barata e eficaz às poluentes garrafas de plástico.

No último dia 25, São Paulo completou 465 anos de vida. Sabe o que isso significa? Que uma garrafinha de plástico demora uma São Paulo inteira de existência para se decompor. Estamos falando de uma média de 450 anos para que o plástico deixe de existir no meio ambiente, seja na mata, no mar, na areia, em praças públicas, rios e, inclusive, na calçada de casa. Mas algumas pessoas já estão tomando providências, desde substituir suas pets por garrafas de inox até criar alternativas a esses modelos ultrapassados e poluentes.

 (Reprodução/Reprodução)

Esse é o caso do escocês James Longcroft, que, inicialmente, criou a marca Choose Water para arrecadar fundos para enviar água tratada a lugares distantes da África. Com o tempo, ele percebeu que sua atitude nobre não estava sendo tão nobre assim com a natureza, já que as garrafas vendidas eram de plástico.

Depois de muito trabalho, ele conseguiu criar uma garrafa feita de uma espécie de papel à prova d’água. O exterior dela é feito com material reciclado e o interior, com essa criação específica desenvolvida por James. No total, a garrafa demora três semanas para se decompor. A tampinha, feita de aço, enferruja e se dissolve no prazo de um ano. Legal, né?

Até o momento, o cientista arrecadou mais de 60% da sua meta da vaquinha online. Centenas de pessoas ajudaram o projeto financeiramente e estima-se que a nova Choose Water seja comercializada até o final do ano no Reino Unido. A marca tem sedes em Edimburgo, na Escócia, e em Londres, na Inglaterra. Todo o lucro das vendas continua sendo revertido 100% para algumas regiões da África, tentando assim amenizar o problema de falta de água tratada por lá.

Para saber mais, acesse o site oficial da Choose Water, cujo lema é “salvando o oceano, uma garrafinha por vez”. Que atitudes como essa inspirem pessoas a mudarem seus hábitos, algo mais do que necessário. Repense seu lixo, cuide do planeta!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s