Ciência comprova: cozinhar deixa mesmo as pessoas mais felizes!

Quando você diz que a felicidade mora na comida, está coberta ~com chantilly~ de razão!

Cozinhar pode parecer uma atividade cotidiana, mas a psicologia afirma que, na verdade, envolve muito mais que isso. Comer as coisas gostosas que você faz é ótimo, mas não para por aí. Os benefícios vão desde um exercício de auto-expressão e comunicação até uma forma pura de felicidade, de acordo com o Huffington Post.

A professora de psicologia e ciências do cérebro da Univerisdade de Boston, Donna Pincus, conta à publicação que há vários estudos que apontam uma relação entre expressão criativa e bem estar. Portanto, atividades prazerosas como pintar, fazer música ou cozinhar ajudam a te deixar mais feliz e são uma ótima forma de expressar o que sente.

Toda a atenção que a atividade exige ainda pode ajudar muito a espantar a tristeza e até mesmo a depressão. “Se você está focando no cheiro e no sabor, em estar presente no que você está criando, o ato de atenção total naquele momento pode também ter um resultado na redução do estresse“, a professora explica. Assim, você afasta pensamentos ruins e sabe que está fazendo algo produtivo, que terá um resultado legal para compartilhar com quem gosta.

Quando você resolve cozinhar para os outros, a sensação de bem estar é ainda maior. Isso porque você fica feliz por ter feito algo de bom para alguém – o que também te faz se sentir mais próximo das pessoas e comunicativo. Altruísmo é a palavra-chave nessa questão!

Além disso, se preocupar em cozinhar para alguém tem um valor emocional. Pessoas que geralmente têm um pouco de dificuldade em expressar sentimentos com as palavras, podem comunicar o que gostariam de dizer por meio da comida. Agradecer, dizer que sente muito, mostrar que se importa com alguém ou até mesmo demonstrar amor, por exemplo, são coisas que podem ser comunicadas facilmente pelo simples ato de preparar um docinho para alguém.

É importante ressaltar que, no entanto, os benefícios só rolam se você cozinhar com prazer. A partir do momento em que isso te deixa nervosa ou é tratado como obrigação cotidiana, a tarefa deixa de ser benéfica para você e para os outros!

 

+ Leia mais: Estudo mostra como busca pela aparência perfeita impacta meninas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s