Carreiras dos sonhos: não pira, respira!

Escolher a carreira dos sonhos não é fácil! Por isso, dá uma olhada nessas dicas pra que você descubra qual profissão tem mais a ver com você!

Escolhas, pressão e futuro. Desde quando nos tornamos adolescentes a pergunta que mais fazem no Natal, além de “E os namorados”, é: “Já sabe o que quer ser quando crescer?” e é ai que começa toda a angústia de ter que decidir antes mesmo de sair do colegial o que temos que fazer com a nossa vida.

Em entrevista com Ligia Oliveira, da empresa de gestão de pessoas Companhia de Talentos, descobrimos que a gente tem uma relação bem diferente com a carreira, nada a ver com a época dos nossos pais. Por exemplo, a gente quer muito ter sucesso profissional (Money! Money!), mas não quer abrir mão de viajar e curtir a vida. A boa notícia? Dá pra fazer os dois sim, olha só como foi nosso bate-papo!

 

Qual é o primeiro passo para escolher a carreira dos seus sonhos?

Nossa, acho que é muita coisa, mas o pontapé inicial, é investir em autoconhecimento e, quando eu falo em investir, não estou falando só financeiramente, mas investir tempo, dedicação em mapear quais são seus interesses, seus gostos, entender no que você é bom, o que você faz bem. Quando as pessoas falam de você, quais são as características que elas mais lembram? Tente entender e mapear suas fortalezas e interesses para, a partir disso, definir sua jornada de carreira.

Expectativa X Realidade. Como lidar com essa insegurança do emprego dos sonhos?

Para o jovem de hoje, ganhar dinheiro e estar inserido no mercado de trabalho é importante, mas não significa nada se não houver um equilíbrio entre esse sucesso profissional e a felicidade pessoal. Então, sim, esse público está mais seletivo, mais questionador e quer ser protagonista da própria carreira, de repente até ter o próprio negócio.

Atualmente, existe a melhor carreira para seguir?

A melhor carreira para seguir é aquela que você escolhe como sua. Desde que você se conheça e saiba que você é capaz de fazer a diferença, pra você e para o outro. Pode ser uma organização, uma instituição, não importa, o que te ajudar a causar um impacto maior no mundo vai ser a sua carreira dos sonhos. Por isso que é importante se conhecer bem.

Como lidar com a pressão de ter que decidir no ensino médio o que fazer?

É um desafio, porque essa pressão ocorre muitas vezes com os pais, escola, notas e o mundo. Então uma forma de aliviar tensão é procurar entender quem você é e o que você quer ser no mundo, para depois de se conhecer, olhar para fora, para o mercado e nas possibilidades de carreira.

Fora isso, o que mais pode ajudar na escolha da carreira certa?

Ter um espírito de aprendiz. Estar aberto a todo o momento para se conectar com você e com o mundo ao seu redor. Até porque, independentemente do curso que você escolher, o aprendizado será constante.

 

Texto: Matheus Negrão

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s