Blog da Galera: Como lidar com as dúvidas pós-Ensino Médio?

É tanta coisa para planejar que a gente acaba ficando louca. Mas não precisa ser assim, ok?

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 3 fev 2017, 15h36 - Publicado em 3 fev 2017, 14h15

Quando a escola finalmente acaba, um turbilhão de questionamentos começa a invadir nossa mente: preocupações com Enem, busca pelo primeiro emprego, dúvida sobre qual curso escolher… São muitas coisas de uma vez e isso pode acabar nos fazendo mal se não mantivermos a calma. Então eu, Nathalya Ferraz, vou hoje dar dicas pessoais de como não ~pirar o cabeção~ nessa fase.

Calma, miga. Sem pânico!
Calma, miga. Sem pânico!

1. Você não precisa sair direto da escola e ir para o Ensino Superior
Quebre esse tabu de que você precisa imediatamente entrar em uma faculdade assim que sair da escola. Cada pessoa tem seu tempo, seu ritmo e sua maneira de lidar com essa decisão. Se sentir que não está pronta ainda, procure fazer um cursinho relacionado com a área que quer trabalhar, ou quem sabe um intercâmbio. E então, só quando tiver certeza que está pronta para enfrentar o mundão da faculdade, comece a se preocupar com isso.

2. Não deixe as pessoas tomarem decisões por você.
Se os seus pais quiserem que você faça tal curso, mas aquela não for a sua vontade, sente-se com eles, com calma, e conversem sobre isso. Nossos pais já tiveram a nossa idade e fizeram as escolhas deles e agora chegou a nossa hora de escolher. E lembre-se que o mais importante de tudo é você fazer o que você gosta.

boas-escolhas

3. Você é mais que uma nota.
Recentemente foram divulgadas as notas do Enem e a lista de aprovados do Sisu. Se você não tirou a nota que esperava, não se preocupe: você é mais que isso e um número não define sua inteligência. Cada pessoa tem seu talento e é ótima em alguma coisa. Não fique pensando que só porque não foi bem em uma matéria, isso te torna burra. Estude e se empenhe para melhorar, claro, mas não deixe isso te definir.

Eu espero muito que alguma dessas dicas tenham te ajudado! Se quiser, deixe nos comentários dicas que eu não citei, assim podemos conversar sobre elas e pode acabar ajudando mais alguém!

Beijos e um ótimo final de semana,
@nathalyafferraz

Publicidade