Após denúncias, Tumblr anuncia o fim de conteúdo adulto na rede social

Todo conteúdo adulto da plataforma será arquivado e futuras publicações serão banidas

Uma das principais diferenças entre o Tumblr e as demais redes sociais, como o Facebook e Instagram, era que a plataforma permitia publicações com conteúdo adulto. Contudo, essa permissão deixará de existir muito em breve. Segundo a empresa, todas as postagens com conteúdo adulto serão arquivadas e futuras publicações serão banidas no mesmo instante.

Tumblr deixará de permitir conteúdo adulto.

Tumblr deixará de permitir conteúdo adulto. (Tumblr/Reprodução)

A decisão de banir conteúdo adulto aconteceu após o Tumblr sofrer uma sequência de denúncias de pornografia infantil. Foi por conta dessas acusações que o aplicativo da rede social também foi retirado da lista de downloads da App Store pela Apple no dia 16 de novembro.

Com a repercussão do caso, a empresa publicou uma nota dizendo que existe um filtro para impedir conteúdo adulto que envolva menores de idade, mas que já retirou o material que pode ter passado direto. “Uma audição de rotina verificou a existência de conteúdo que ainda não havia sido incluído na database da indústria. Nós removemos esse conteúdo imediatamente” afirma o comunicado.

Imagens, vídeos e GIFs com conteúdo adulto explícito serão banidos a partir do dia 17 de dezembro. Desta data em diante, o Tumblr seguirá uma política parecida com a do Facebook e Instagram, permitindo apenas materiais que envolvam nudez em estátuas clássicas, protestos, ilustrações e imagens de amamentação e câncer de mama.

Os blogs e usuários que publicaram conteúdo adulto no passado não serão excluídos do Tumblr – as publicações serão apenas marcadas como privadas e só quem publicou poderá ver. No blog oficial do Tumblr, o CEO da rede, Jeff D’Onofrio, afirmou que banir este conteúdo permite que a plataforma seja um lugar em que as pessoas se sintam à vontade para se expressar. “Não faltam sites na internet que apresentam conteúdo adulto. Vamos deixar isso para eles”, afirma.

Alguns usuários na internet acreditam que banir conteúdo adulto fará com que o Tumblr perca grande parte de seu público, já que esse era o maior diferencial da rede – e um dos motivos de ela ter ficado tão famosa. O que você acha dessa história toda?

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s