Aplicativo monitora redes e ajuda a identificar amigos com depressão

Samaritans Radar é o nome da novidade que veio para somar.

Depressão é coisa séria. Um estudo realizado no início do ano pela Unifesp apontou que cerca de 20% dos jovens brasileiros apresentam sintomas da doença, sendo que 5% já tentaram cometer o suicido ao menos uma vez na vida.

No início da semana, Clara, uma fã da banda Arctic Monkeys, suicidou-se aos 16 anos após apresentar um longo quadro depressivo. A hashtag #ArcticMonkeysLovesYouClara liderou os Trending Topics da rede social por várias horas.

Mas como ajudar aquele amigo que vem postando mensagem suspeitas nas redes? Foi tentando buscar uma resposta para essa pergunta que a ONG inglesa Samaritans criou o aplicativo Samaritans Radar .

Para baixá-lo, é preciso ativar a conta no site www.samaritansradar.org . Depois, é só autorizar o App a ter acesso ao seu Twitter, que, sozinho, ele começa a monitorar tanto as suas publicações quanto a dos seus amigos (exceto contas bloqueadas). Se algum deles começar a publicar com frequência mensagem como “me odeio!”, “alguém me ajuda” ou “estou me sentindo muito sozinho”, uma notificação é enviada para o seu e-mail. Além do alerta, você recebe um guia elaborado por um especialista, com dicas para ajudar essa pessoa que pode estar passando por dificuldades.

É a tecnologia contribuindo para fazer um mundo melhor!

O que você achou do lançamento? Acredita que o App possa ajudar algumas pessoas?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s