Continua após publicidade

Absorvente promete diagnosticar doenças, como câncer, usando sangue de menstruação

Projeto ainda está em desenvolvimento, mas promete ser um marco para a ciência.

Por Isabella Otto Atualizado em 24 ago 2016, 12h35 - Publicado em 22 jun 2016, 13h50
Já pensou em ter a chance de descobrir em casa alguma doença grave, para começar o tratamento o quanto antes? Parece algo incrível – e impossível -, mas, ao mesmo tempo, pode ser bastante assustador, principalmente para pessoas hipocondríacas, que sempre acham que estão doentes. Mas em um futuro breve isso será totalmente viável. E o diagnóstico será feito através da menstruação!
 
Foto: Etsy/dreadfulgirl
Ridhi Tariyal e Stephen Gire, fundadoras da NextGen Jane, estão trabalhando juntas no desenvolvimento de um absorvente que funcionará também como um teste. A partir do sangue coletado da menstruação, será possível descobrir se você tem alguma doença de saúde, como endometriose, câncer cervical e problemas de fertilidade. “Você pode pegar uma doença a qualquer momento, e deixá-la repousando por um ano, até a sua próxima visita ao médico. Isso pode ter consequências… O sistema precisa mudar”, afirma Ridhi, engenheira industrial formada pela Harvard.
 
O “absorvente inteligente” deixará as mulheres ainda mais empoderadas e independentes, com total controle sobre sua saúde. Alguns médicos, entretanto, já estão se pronunciando sobre a criação, dizendo que ela pode ser incrível, mas que não faz as vezes de uma consulta médica. Ou seja, o absorvente funcionaria mais como uma forma de check up, para a mulher se sentir mais segura. Caso o teste aponte algum resultado anormal, ela, então, se consultaria com um médico de confiança, para não ter erro.
 
 
A NextGen Jane admite que a ideia do tampão, apesar de sólida, precisa de muitos ajustes ainda. Exatamente por isso, o projeto futurista ainda não tem nenhuma data para ficar pronto. Mas precisamos admitir que um grande passo já foi dado.
 
O que acham da ideia da Ridhi e da Stephen? Confiariam no resultado do absorvente? Que loucura, não?