A internet pode não ser mais a mesma após o lançamento desses 60 satélites

Atenção: foguete será lançado na noite desta quarta-feira, 15! #medo

Você já imaginou ter uma conexão de internet 40 vezes mais rápida do que a que temos hoje? Essa ideia pode se tornar uma realidade mais cedo do que você imagina. Isso porque o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, publicou uma foto com 60 pequenos satélites colocados dentro do compartimento de carga de um foguete. A previsão é que esse foguete seja lançado nesta quarta-feira, 15. Mas, afinal, o que isso pode significar para nós?

 (Jose Luis Stephens/Getty Images)

Se o plano for um sucesso, o lançamento do foguete será a peça-chave para a criação de uma rede com quase 12 mil pequenos satélites que levará internet banda larga para qualquer canto da Terra. “Muito provavelmente irá dar errado nessa primeira missão”, admitiu Elon Musk no Twitter. Mas, apesar disso, ele está otimista com o primeiro passo desse projeto, que foi anunciado em 2015.

Segundo ele, será necessário lançar mais 6 lotes de 60 satélites para alcançar uma cobertura baixa a partir de 2020. Para que o projeto alcance seu objetivo, será necessário colocar 4.425 satélites na órbita antes de 2024 e depois mais 7.500 dispositivos se juntariam a eles. Caso tudo seja um sucesso, já nesse período poderíamos conhecer uma internet com conexão 40 vezes mais rápida do que a média que conhecemos atualmente.

Se der certo, esse será um marco na corrida pela primeira rede de internet espacial do mundo. Mas, assim como qualquer corrida, outros concorrentes estão tentando atingir o mesmo objetivo. A Amazon está trabalhando no Projeto Kuiper, que envolve 3.226 satélites para oferecer internet a partir do espaço para até 95% da Terra. Já a OneWeb planeja lançar 900 satélites através de 21 lançamentos.

Será que vai rolar?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s