6 dicas para sobreviver ao fim do semestre

É... já passamos da metade! E essa é a hora de se preparar para a reta final.

Não importa se você está na escola ou na faculdade, o fato das férias começarem a se aproximar é muito animador – mas também dá aquele pânico porque quer dizer que o prazo para entregar trabalhos e fazer provas está se esgotando. Se sente assim? Então é hora de organizar as coisas para dar conta do recado. Não existe fórmula mágica para isso, mas te damos algumas dicas úteis.
 
1. Liste
Montar uma lista com todas as provas, trabalhos e tarefas que você ainda tem que fazer vai te dar uma noção mais clara do tamanho do problema. Inclua tudo, mesmo que seja uma atividade fácil e rápida. E não se esqueça de colocar também a data limite de cada coisa.
 
 
2. Hierarquize
É inevitável: se quiser boas notas, você vai ter que fazer tudo. Então organizar os deveres em uma ordem de prioridades pode te ajudar. Você só tem que encontrar a forma de hierarquia que acha mais adequada: por data de entrega, por facilidade, por matérias que você mais precisa de nota… 
 
3. Não deixe tudo pela metade
Se começar um trabalho ou estudo, acabe ele antes de começar o próximo. Senão você fica com várias coisas incompletas e vai ter aquela sensação de não ter avançado em nada – o que desanima bastante. Por isso é tão importante seguir de verdade as prioridades que você estipulou.
 
 
4. Abra mão de algumas coisas
Não precisa deixar todos os momentos de diversão de lado, mas para chegar ao fim do semestre sem pendências, talvez seja necessário sair um pouco menos. Se você realmente precisa estudar para muitas provas e fazer vários trabalhos, qualquer horinha em casa pode fazer diferença.
 
5. Não dependa dos outros
Trabalhos em grupo não costumam ser muito tranquilos. Sempre tem gente que ajuda mais e gente que nem sabe como anda o trabalho. Se você tem um seminário ou algo para entregar que deve ser feito em grupo, tente adiantar o máximo que puder. Você não precisa fazer o tudo sozinha, afinal, esse não é o intuito. Mas alguém sempre tem que dar aquele pontapé inicial para ver se as outras pessoas ajudam, né?! Você pode ser essa pessoa!
 
 
6. Não se afobe
Quando você achar que tem muita coisa para fazer, pense que outras pessoas já passaram pela série que você está cursando e conseguiram sobreviver. Ao invés de perder tempo pensando no que ainda precisa ser feito, apenas faça. Perder o sono porque está preocupada não vai ajudar nem um pouco. Calma!
 
É tudo uma questão de organização e, principalmente, foco! Você consegue – mesmo que chegue ao fim do semestre se sentindo um zumbi. hehe ❤
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s