Continua após publicidade

6 aplicativos práticos para você aprender novos idiomas sozinha

De inglês a indonésio, você pode se tornar um poliglota com seu celular!

Por Marcela Bonafé 18 dez 2016, 14h52

Às vezes, bate aquela vontade de saber falar vários idiomas, mas haja dinheiro e tempo para se matricular em tantos cursos, né?Uma opção muito válida são os aplicativos para aprender novas línguas. Além de existir vários deles, a maioria é gratuita e você pode fazer as atividades em qualquer lugar. Alguns são perfeitos para aprender vocabulário, outros são ótimos para aprimorar a pronúncia e tem ainda aqueles que ensinam bastante gramática. Confira os nossos seis apps favoritos!

1. DuoLingo

idiomas-1

Esse é um dos mais famosos! O legal é que você pode escolher de qual língua deseja partir para aprender outra. Do português você pode escolher alemão, inglês, espanhol ou francês. Se já for fluente em inglês, por exemplo, seu leque de opções aumenta: são 19 idiomas e tem até esperanto, ucraniano e húngaro. Para manter uma rotina e aprender bastante no aplicativo, é bom tentar fazer os exercícios diariamente. Eles são bem rapidinhos e aí você vai pulando de nível e acumulando pontos. Tem testes, perguntas, atividades com imagens e áudios. Para completar, também é possível conversar com outras pessoas no idioma que você está e praticar ainda mais. Diponível para Android e IOS.

Continua após a publicidade

2. Rosetta Stone

idiomas

O aplicativo é ótimo para treinar a pronúncia. Ele conta com um sistema de reconhecimento de voz, por meio do qual consegue avaliar certinho se você está falando as palavras corretamente. Outro detalhe diferente no app é que ele não trabalha com tradução, te envolvendo no vocabulário e na gramática pelas atividades no próprio idioma que você deseja aprender. Assim você vai entendendo desde a base e evoluindo. É como se jogar em um país onde você não fala nada do idioma e ir aprendendo só a partir dele. Vale a pena tentar o desafio. Disponível para Android e IOS.

Continua após a publicidade

3. Mindsnacks

idiomas-3

Todo fofinho e ilustrado, esse é uma boa ideia para iniciar o aprendizado de um outro idioma – só que ele funciona a aprtir do inglês, então precisa saber já bem essa língua. Na verdade, o app funciona com um aplicativo diferente para cada idioma e parece bem infantil, mas ensina bastante por meio de atividades como quebra-cabeças e outros joguinhos divertidos Você vai aprender muito vocabulário, conjugação verbal e conversação. Disponível para Android e IOS.

Continua após a publicidade

4. Accela Study

idiomas-4

Da mesma forma que o Mindsnacks, ele tem um aplicativo para cada idioma. Só que tem um detalhe: para aprender outro idioma partindo do português, você geralmente precisa pagar. Se for do inglês, no entanto, os aplicativos são gratuitos. O Accela é incrível para aprender vocabulário e tem várias atividadezinhas voltadas a isso, inclusive com pronunciação. Disponível para IOS.

Continua após a publicidade

5. Babbel

idiomas-5

Aqui vai outro que divide um aplicativo para cada idioma. Eles são grauitos, só que dentro deles podem ter atividades pagas. São várias opções de idiomas, até indonésio! Os apps do Babbel ensinam bastante vocabulário e trazem várias expressões que você usaria no dia-a-dia em conversações com nativos, o que é muito putil. As atividades contam com imagens e áudio e se você já tem uma boa noção do idioma, pode selecionar o avançado.
Disponível para Android, IOS e Windows Phone

Continua após a publicidade

6. LinguaLeo

idiomas-6

Esse é só para aprender inglês, mas tem uma forma bem diferente de ensino. Você treina o idioma jogando e vai desbloqueando os níveis conforme completa cada atividade. Além disso, tem uma parte de conteúdo onde você pode acessar vários textos, vídeos e músicas. O aplicativo ainda conta com um dicionário e assim que você acessa pela primeira vez, já seleciona qual é o seu nível de inglês para fazer as atividaeds direcionadas e ir evoluindo a partir do que já sabe. Disponível para Android, IOS e Windows Phone.

Claro que as aulas em cursos presenciais de escolas especializadas fazem bastante diferença – e contam com o auxílio de um professor-, mas se não tiver como fazer, pelo menos dá para aprender sozinha, aos poucos. Uma dica é, além de fazer as atividades dos aplicativos, assistir a filmes e ouvir músicas do idioma que está aprendendo, sem legenda em português. Pegar um livro que você ama e ler em outro idioma também ajuda bastante!

O que achou das sugestões? Já tentou usar algum deles?

Publicidade