5 dicas para começar o ano letivo muito bem

E já mandar a recuperação para bem longe!

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 24 ago 2016, 14h54 - Publicado em 25 fev 2016, 18h10
As aulas voltaram e, com algumas atitudes simples no dia-a-dia, é possível deixar a rotina escolar muito mais leve. Além de diminuir as chances de precisar se preocupar taaanto no final do ano, é claro. Damos 5 dicas para te ajudar a se organizar desde já:
 
1. Adiantar leituras
É comum que as escolas passem algumas leituras durante o ano, principalmente obras cobradas nos vestibulares. Infelizmente, nem todas parecem empolgantes, mas são necessárias. Que tal começar a ler logo que o professor pedir? Assim, você pode caminhar a leitura um pouco por dia para dar tempo de acabar com calma e não acumular vários livros que, no fim das contas, acabam nem sendo abertos. Os resumos da internet podem ser bons, mas jamais dão a real dimensão do que é a obra completa.
 
 
2. Garantir notas
Pense que maravilha, no final do semestre, quando o cansaço já bateu, não estar precisando de muita nota para fechar a média? Quanto mais se esforçar no começo e se preocupar em garantir boas notas, melhor para você. Assim, você consegue evitar o sufoco de última hora e pode se dedicar a estudar um pouco mais aquela matéria que tem dificuldade
 
3. Tirar dúvidas
Dúvidas, quando não são tiradas no começo, acabam se transformando em uma bola de neve. Então, se não entendeu alguma coisa, pergunte. Não precisa ter vergonha, afinal, o que está em jogo é sua aprendizagem! É melhor resolver na hora para conseguir continuar acompanhando a matéria sem problemas e não acabar desencadeando dúvidas maiores.
 
 
4. Evitar acúmulo
Às vezes, os professores realmente passam bastante lição de casa e trabalhos, mas, com um pouco de organização e planejamento, dá tudo certo. Evitar acúmulo é importante porque, além de você garantir tempo para entregar algo com mais qualidade, caso haja qualquer imprevisto, você está em dia com a matéria. Isso também serve para os estudos: deixar tudo para a véspera da prova pode ser bem complicado.
 
5. Ser um aluno atento
Se você prestar atenção e acompanhar as aulas, provavelmente já consiga digerir boa parte do conteúdo ali mesmo e até adiantar alguma tarefa. Aí fica bem mais fácil e o estudo flui muito melhor. Além disso, é sempre bom quando um professor gosta de você e te acha um bom aluno, né?! Hehe
 
Pode parecer difícil e cansativo, mas é melhor aproveitar a energia no começo do ano para se garantir do que correr o risco de pegar recuperação, né?!
 
Você tem mais algum truque para mandar bem na escola?
 
Publicidade