5 atitudes simples que ajudam a preservar o meio ambiente

No dia internacional para a preservação da camada de Ozônio, damos dicas simples, que estão ao seu alcance, para termos um mundo melhor!

Hoje, dia 16 de setembro, é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio . Essa data visa aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância dessa camada para a vida de todos nós. A camada de Ozônio é uma camada de gás que envolve a Terra, responsável por garantir que todos os seres vivos fiquem protegidos dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

Com o passar dos anos, cientistas têm notado que essa camada tem sido destruída por conta da ação do homem . Então, muitos países se comprometeram a acabar e substituir o uso de substâncias que contribuem para a destruição dela.

Mas a ajuda não precisa vir apenas de tratados, protocolos e grandes autoridades. Você também pode ajudar a salvar o planeta, nem que só um pouquinho, com algumas atitudes simples. Na atual circunstância, qualquer ajuda é bem-vinda.

1. Economize água

Esse é o básico! Feche as torneiras enquanto estiver escovando os dentes. Se conseguir, também vale desligar o chuveiro para ensaboar o corpo e lavar o cabelo. Sim, mesmo em dias frios. “Ah, não, é impossível!”. Ok. Mas nada de banhos demorados. A conversa sobre a crise hídrica pode ter sido abafada, mas ela ainda continua. Você sabia que o Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul, está enfrentando a pior seca dos últimos 100 anos?

2. Maneire no consumo de energia elétrica

Parece que não, mas apagar as luzes dos cômodos quando não estiver ninguém por lá, ajuda – e muito! Nada de deixar a televisão ligada, se ninguém estiver assistindo. O computador, assim como nós, também merece descanso, viu? Deixar o carregador de celular ou a chapinha plugados na tomada, sem que você esteja fazendo uso dele, é uma forma tão besta de gastar energia… Assim como abrir a geladeira e ficar escolhendo o que comer com a porta aberta. Pequenas atitudes podem, sim, mudar o mundo. Acredite!

3. Pratique os três R’s: reduza, reutilize e recicle

Traduzindo? Divirta-se com os DIY e ajude o planeta! Viu? Não são todas as tendências que prejudicam o meio ambiente (e o nosso bolso). Coisas velhas não estão necessariamente estragadas. Às vezes, com jeitinho, a gente deixa um móvel de cara nova, por exemplo. Ah! Sabe aquela sacola feia de pano que você nunca vai usar por livre e espontânea vontade? Não jogue fora! Deixe para carregar as compras do supermercado. Glamour, meu amor, é ser sustentável! 😉

4. Separe o lixo

Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena! Muitos lugares já possuem coleta seletiva implementada. Veja no seu bairro onde fica a mais próxima da sua casa e separe o lixo nos repectivos coletores. Outra dica muito boa é descartar pilhas e baterias em lugares próprios para isso e nunca, nunquinha, jogar óleo em ralos. Os rios agradecem.

5. Ande mais a pé, de bicicleta e de transporte púbico

As duas primeiras opções ainda fazem um bem danado para a saúde! A terceira… Bom, andar de metrô ou de ônibus nem sempre é a escolha mais agradável, mas pensa que você estará contribuindo para diminuir a emissão de carbono. Em um carro grande, por exemplo, cabem até sete pessoas. Mas nós sabemos que nem sempre todos os lugares estão ocupados. Por outro lado, um ônibus transporta 42 pessoas sentadas. Na prática, é assim que funciona:

Topa entrar nessa? Vamos fazer a nossa parte juntos?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s