27 dúvidas esclarecidas sobre menstruação e TPM

Dá para engravidar estando menstruada? Cólica é a mesma coisa que TPM? Descubra!

Para algumas pessoas, inclusive mulheres, falar sobre menstruação ainda é um tabu. Besteira! Nós já estamos em 2017 e aquele tempo de acreditar que durante a menstruação a garota não pode nem lavar o cabelo ficou para trás. Informação é a chave para nos tornarmos mais confiantes, seguras e saudáveis. Por isso, listamos as dúvidas que mais recebemos sobre o assunto e as esclarecemos de uma maneira muito simples, para todos e todas entenderem. Lá vai!

1. O que é a menstruação?
Quando a mulher não engravida, o organismo expele o óvulo que não foi fecundado e os restos da mucosa uterina (endométrio) pela vagina. Isso é a menstruação e o ideal é que ela aconteça todo mês, pois indica que a mulher tem um ciclo regular.

2. Quanto sangue uma garota pode perder durante a menstruação?
Os médicos calculam que uma garota com um ciclo regular (que dura de dois a sete dias) perca de 30 ml a 80 ml. Ou seja, menos da metade de um copo de requeijão.

3. O sangue da menstruação é sempre vermelho?
Não. Inclusive, aquele sinalzinho que algumas meninas têm antes de menstruar para valer costuma ser mais escuro, quase marrom. É que nos dias em que o fluxo é menor, isso acontece e é natural. Quando o fluxo aumenta, pode adquirir um tom vermelho mais vivo. E, nos dias em que o fluxo é muito intenso, pode sair inclusive em forma de pequenos coágulos cor de vinho.

(Reprodução/Reprodução)

4. A menstruação tem cheiro?
O sangue, em si, costuma ter um cheiro meio de ferro. Contudo, quando ele passa pelo canal vaginal e entra em contato com bactérias, ganha um odor mais característico. E, se ele é muito forte, pode indicar alguma infecção. Fique atenta!

5. Por onde sai o sangue de quem é virgem?
Está é fácil! É que o hímen tem um orifício capaz de dar vazão ao sangue. Simples assim. Nosso corpo é bem inteligente.

6. Pode fazer exercícios físicos durante a menstruação?
Pode e deve! De acordo com Márcia Gaspar Nunes, do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo, “o exercício libera endorfina, que funciona como um analgésico natural”. Aliás, vale destacar que você pode lavar o cabelo, andar descalça, tomar sol…

7. Transar menstruada é errado?
Errado não é. O que acontece é que algumas mulheres não se sentem tão confortáveis, não pelo sangue em si, mas por alguma dorzinha que possa sentir durante o ciclo. Durante a menstruação, a vagina fica mais lubrificada e a sensação de contato entre o pênis e a vagina diminui. Entretanto, é preciso ficar atenta justamente por causa desse sangue todo, pois, durante esse período, há maior uma chance de contrair uma DST. Para finalizar, lembre-se de que menstruada ou não, tem que sempre usar camisinha!

8. Dá para engravidar estando menstruada?
“Casos assim só aparecem em livros”, afirma a doutora Mara Diêgoli, da clínica ginecológica do Hospital das Clínicas de São Paulo. O que ela quer dizer com isso? Que as chances são muito pequenininhas, mas não são nulas.

(Reprodução//27 dúvidas esclarecidas sobre menstruação e TPM/Reprodução)

9. É verdade que, na piscina, você para de menstruar?
Não é que o ciclo se interrompe por causa da água, mas ela, principalmente se estiver gelada, contrai os vasos, o que dificulta a vazão do sangue. Acidentes podem acontecer, é claro, mas a maioria das meninas realmente para de sangrar (não de menstruar) na piscina ou no mar. Mas depois corre para o banheiro, tá, amiga? (risos)

10. Quem toma pílula também menstrua?
Se você tomar a pílula direitinho e não emendar uma na outra, sim. A única diferença é que, quem toma pílula, não expele o óvulo durante a menstruação. A quantidade de sangue e as cólicas também diminuem.

11. Tomar pílula sem intervalo interrompe a menstruação?
Sim, mas não é indicado fazer isso, a não ser que tenha sido uma indicação médica. “O corpo da adolescente está aprendendo a menstruar. Não é bom interromper”, alerta Iara Linhares, ginecologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

12. Qual a idade certa para ficar menstruada?
Não existe uma idade certa. Tem meninas que menstruam com 9 anos. Outras, com 14. Mas esse intervalo de 9 a 14 anos é o mais comum.

(Reprodução//27 dúvidas esclarecidas sobre menstruação e TPM/Reprodução)

13. Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
De 25 a 35 dias, mas a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias. Conte a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes de descer de novo. Bastante, né? Mas não significa que você esteja fértil o mês todo.Para calcular seu período fértil (ou seja, fazer a famosa tabelinha), você deve pegar a data em que desceu para você e contar 14 dias. A ovulação acontece cerca de três dias antes e três depois dessa data.

14. Quando o ciclo fica mais regular?
De seis meses a dois anos depois da primeira menstruação, geralmente.

15. É normal a menstruação atrasar muito?
Nos dois primeiros anos após a menarca (primeira menstruação), sim. Nessa época, é possível ficar até 12 meses sem menstruar! Contudo, se continuar acontecendo depois disso, é importante analisar, pois pode ser a indicação de algum problema relacionado a hormônios e/ou ovário policístico.

16. Quantos dias dura a menstruação?
De 3 a 5 dias, em média.

(Reprodução/Reprodução)

17. De quanto em quanto tempo devo trocar o absorvente?
O aconselhável é que a troca seja feita a cada quatro horas, mas, às vezes, acontece de acabarmos nos esquecendo, né? Então, aposte em três trocas diárias.

18. Absorvente dá alergia?
Algumas garotas sentem coceira quando usam determinado absorvente. A solução é trocar a marca até encontrar uma que não cause irritação. Se não der certo, há outras diversas opções no mercado, como o coletor menstrual.

19. Meninas virgens podem usar absorvente interno?
Podem. O hímen tem um orifício por onde passa o absorvente. “Mas tem que colocar com cuidado, tá? A menina pode provocar pequenas rachaduras na pele do hímen e não perceber, porque já está sangrando”, avisa a ginecologista Mara Diêgoli. Nesses casos, Mara recomenda os absorventes internos do tipo míni ou teen. E, se a menina não conseguir colocá-lo de jeito nenhum, não deve insistir e apostar nos modelos externos.

20. Posso dormir com o absorvente interno?
De jeito nenhum! Absorvente interno deve ser trocado a cada três ou quatro horas, no máximo. O sangue é um meio perfeito para a reprodução de bactérias. O risco de infecções é altíssimo. Prefiro os absorventes externos noturnos.

21. E se o fiozinho ficar preso lá dentro?
Lave as mãos, lubrifique o polegar e o indicador com vaselina, e introduza-os na vagina. Se não conseguir retirá-lo, tem que ir ao médico, ok? Mas não é tão simples de isso acontecer. Sem desespero.

(Reprodução/Reprodução)

22. Cólica é a mesma coisa que TPM?
Não. Podemos dizer que a cólica é um dos sintomas da famosa tensão pré-menstrual, que costuma aparecer até 15 dias antes da menstruação e tende a desaparecer assim que ela desce. Dor de cabeça, enjoo e irritação também são sintomas clássicos.

23. Existe alguma receita caseira para combater a cólica?
“Chás quentes e bolsas de água quente podem ajudar”, explica Márcia Gaspar Nunes, ginecologista. Mas, se quiser combater a causa do problema, tem que tomar remédios. Os mais indicados são os anti-inflamatórios não-hormonais ou os antiespasmódicos. “Evite medicamentos com ácido acetilsalicílico, que aumentam o fluxo sanguíneo”, acrescenta Cláudia.

24. Só adolescente têm cólica?
Que nada! Algumas mulheres, inclusive, começam a sentir dores só na idade adulta. Mas elas costumam ser mais frequentes e intensas até os 25 anos. Ou seja, há uma luz no fim do túnel! #RisosNervosos

25. Menstruação dá diarreia?
Pode acontecer, sim. É que, durante a menstruação, o útero libera uma substância chamada prostaglandina, que provoca contrações musculares. Elas são as causas das cólicas e também da possível alteração do trânsito intestinal (e da diarreia).

26. Como descobrir se você tem tensão pré-menstrual?
Uma pesquisa realizada pela Unicamp, em 2014, aponta que a TPM afeta 80% das brasileiras. Logo, as chances são grandes. Adolescentes costumam sentir menos dessa tensão que mulheres adultas, contudo sintomas como dor de cabeça, fome e irritação são quase que unanimidade em todas as idades. Reconhece algum deles? Então, talvez você tenha TPM (ou já tenha sentido ela pelo menos uma vez).

27. Comer chocolate realmente funciona?
Pode comemorar, que é verdade! Principalmente, porque, ao comer chocolate, nosso corpo libera serotonina, hormônio responsável por aquela sensação de bem-estar e aquele quentinho no coração. Além disso, metilxantinas, aminas biogênicas e alguns ácidos gordurosos, compostos presentes no doce, melhoram nosso humor – que tende a estar mais crítico durante a TPM.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s