10 dicas para acumular pontos e não zerar a redação do Enem

Professora lista alguns detalhes simples que fazem toda diferença na nota final.

O Enem 2018 está chegando e, com ele, toda a preocupação dos candidatos, que, na maioria das vezes, ficam apreensivos principalmente com a redação. Há muitas dicas por aí de como fazer um texto nota 1000, mas o mais importante é prestar atenção em pequenos detalhes que, na tentativa de “mitar” buscando palavras rebuscadas e soluções mirabolantes para o problema proposto pela banca avaliadora, podem passar despercebidos.

 (Yuri Nunes/EyeEm/Getty Images)

Conversamos com a Maria Teresinha Alves Lima, professora de Redação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Renovação, que dá algumas dicas simples e preciosas para você mandar bem na redação.

1. Leia atentamente a proposta e os textos do caderno de exercícios antes de fazer a redação. Como a prova do Enem é temática, você sempre encontra informações importantes que podem te ajudar na composição da sua argumentação.

2. Limite-se a proposta oferecida pelo tema, buscando desenvolvê-lo por completo e sem distanciar-se dele. Desse jeito, você não corre o risco de fugir do tema e ter a nota zerada. Já pensou?!

3. O título não é obrigatório, mas dar um nome ao texto sugere competência na construção do texto dissertativo. Fica a dica!

4. Seja original e não copie os textos motivadores. É importante treinar baseando-se em redações bem pontuadas, para inclusive ficar craque no formato pedido pela prova, mas é importantíssimo sugerir uma ideia original, ou seja, que parta de você, mesmo que ela seja comum.

5. Não pule linhas. É isso mesmo! Nada de separar parágrafos para “deixar o texto mais bonitinho”. Também não pule linha entre o título e o primeiro parágrafo, caso você opte em dar um nome à redação.

6. Elabore um rascunho. De repente, se você se sentir mais confiante, pode até rascunhar a redação antes e, na sequência, resolver as questões de múltipla escolha. De repente, você encontra alguma informação nas entrelinhas que possa complementar sua ideia. Daí é só passar o texto à limpo com tudo já bastante organizado e completo.

7. Menos é mais. Escreva com simplicidade, não queria usar uma linguagem rebuscada que você não domina. A escrita objetiva é um belo diferencial! Mas nada de usar gírias e abreviações, ok?

 (Reprodução/Reprodução)

8. Sua experiência pessoal não deve ser usada como argumento para uma questão mais ampla. Como assim? Você pode até ser conta as cotas universitárias, por exemplo, mas não pode fazer uso de uma opinião preconceituosa disfarçada de “minha opinião” para desenvolver argumentações. É preciso basear-se em fatos, pensar no outro e analisar como o tema está inserido na sociedade.

9. A letra deve ser legível. Se você tem problemas nesse campo, escreva tudo com letra de forma.

10. Não use palavrões e xingamentos, nem expresse pontos de vista que possam ferir os Direitos Humanos. Isso pode prejudicar o que deve ser uma ideia inteligente. Mais uma vez, pense no todo e evite radicalismos.

 

SERVIÇO: o Colégio Renovação vai dar a “Aula Show Enem” no cinema do Plaza Sul Shopping, em São Paulo, no próximo sábado, dia 27, das 8h às 11h30. Você pode se inscrever pelo site www.renovacao.com.br. O evento é gratuito e você pode se inscrever até às 13h dio dia 26.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s