Nalimo faz homenagem a avó e celebra saber ancestral na Casa de Criadores

Com bordados e texturas artesanais, looks criados por Day Molina se entrelaçam na profunda intenção da ancestralidade de honrar quem veio antes

Por Sofia Duarte Atualizado em 8 dez 2025, 15h12 - Publicado em 7 dez 2025, 11h00
A

fim de celebrar o legado e o saber ancestral transmitido por sua avó materna, a estilista e ativista indígena Day Molina, da marca Nalimo, apresentou a coleção ‘Céu de Nana – Uma Mensagem do Orúm‘ na Casa de Criadores neste sábado (6).

Os looks com diversas técnicas de bordados, tecelagem e texturas artesanais remetem ao que a estilista aprendeu com a avó e se entrelaçam na profunda intenção da ancestralidade, de honrar quem veio antes. “Essa coleção conta uma parte da minha história através da vida da minha avó”, explica Day Molina em entrevista à CAPRICHO no backstage do evento.

“Eu sou a quarta geração de mulheres da minha família que costura, que cria, e a minha avó e a minha bisavó costuravam no agreste pernambucano, e essa relação tem uma sintonia muito forte e afetiva com o meu trabalho”, acrescenta.

Desfile da Nalimo na Casa de Criadores 57
Desfile da Nalimo na Casa de Criadores 57 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação
Continua após a publicidade

Cada costura revela uma bagagem afetiva ao evocar lembranças da familiar e homenageia a sua presença, que permanece mesmo depois da partida. “Faz três anos que ela partiu, então essa coleção também tem uma conexão muito forte com a espiritualidade e como essa mulher maravilhosa pôde inspirar não só a mim, mas tantas outras. Falamos de um legado também que vai além da vida.”

As peças, portanto, carregam sentimento, energia, fé e criatividade. Elas funcionam como uma ferramenta poderosa da ancestralidade, celebrando seu significado mais profundo, que envolve reconhecer como o saber de quem veio antes molda o presente e fortalece as gerações futuras.

Desfile da Nalimo na Casa de Criadores 57
Desfile da Nalimo na Casa de Criadores 57 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação
Continua após a publicidade

“Essa coleção traz uma mensagem importante sobre o quanto a gente precisa honrar quem veio antes. E essa é a mensagem que eu gostaria de deixar: que a gente possa honrar todos aqueles que vieram antes, porque sem fazer desse jeito a gente não consegue falar de uma ancestralidade materializada. O princípio disso é verdadeiramente amar e honrar, e é exatamente isso que eu estou fazendo com a minha ancestral Nana”, conclui a estilista.

@capricho

Day Molina, da marca Nalimo, celebra o legado de sua avó na coleção ‘Céu de Nana – Uma Mensagem do Orúm’, apresentada na CasadeCriadores. Os looks com diversas técnicas de bordados e texturas artesanais remetem ao que a estilista aprendeu com a avó e se entrelaçam na profunda intenção da ancestralidade, de honrar quem veio antes. 🤍🌿 #desfile

♬ som original – Capricho

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade