Em tempos de busca por significado, símbolo do yin-yang se destaca na moda

O ícone que teve origem na China antiga remete ao equilíbrio do bom e do mau

Por Thais Varela Atualizado em 15 out 2020, 14h54 - Publicado em 22 out 2020, 10h45
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

De acordo com relatórios da plataforma de tendências WGSN que analisam o comportamento da sociedade, em tempos incertos como os que vivemos, passamos a buscar significados e sabedoria. Muitas vezes, é nos antigos conhecimentos que procuramos um novo olhar para saber lidar com as contínuas – e por vezes inesperadas – transformações que o mundo passa. Não à toa, filosofias milenares estão cada vez mais populares em nossa sociedade, como a astrologia e o tarô.

A moda, como forma de expressão social, acompanha e reflete esses períodos. Com ela, podemos observar a popularização de símbolos antigos de diversas filosofias, que passam a estampar roupas, acessórios e a aparecerem até no universo da beleza. E é exatamente isso que está acontecendo com o ícone yin-yang.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Happy Tuesday From Me And My New Happy Pants 🕺🏼🍭

A post shared by NNENNA (@nnennaechem) on

 

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Num love com a boina que criei com a @_lapomponera 🖤 Foi uma delícia nosso processo! Obrigada pelas trocas, seu trabalho é incrível 😍

A post shared by Nathalia Medeiros ☻ (@nathaliarbmedeiros) on

Com origem na China antiga, esse símbolo representa a dualidade presente em todas as coisas, o equilíbrio entre o bem e o mau, porque, segundo os sábios que criaram essa filosofia, não existe um sem o outro.

  • Nos últimos tempos, temos visto o yin-yang aparecer na moda em grande intensidade. De anéis e colares à camisetas e sapatos, o símbolo preto e branco dividido ao meio por uma linha curva tem enfeitado os mais diferentes visuais.

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    In Ancient Chinese philosophy, yin and yang (/jɪn/ and /jɑːŋ, jæŋ/; Chinese: 陰陽 yīnyáng, lit. "dark-bright", "negative-positive") is a concept of dualism, describing how seemingly opposite or contrary forces may actually be complementary, interconnected, and interdependent in the natural world, and how they may give rise to each other as they interrelate to one another. Used @classpass for this mani (these are my natural nails with gel polish)

    A post shared by Vic Styles (@thevicstyles) on

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    NEW IN STORE ☯️ our best selling Nifty Camera bag in black satin with silk screened Yin Yang, online now

    A post shared by Poppy Lissiman (@poppylissiman) on

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    equilíbrio. ☯️ #makeup #makeoftheday #asianbeauty #yinyang

    A post shared by Kauany Yukare Iwake (@kyyci) on

     

    Talvez em tempos incertos nos quais enxergamos com tanta clareza as ambiguidades e dualidades do mundo e da humanidade, esse ícone represente exatamente o tipo de conhecimento que precisamos para compreender a sociedade e nos ajudar a seguir o caminho certo.

    Você já viu esse símbolo por aí?

    Continua após a publicidade
    Publicidade