Conheça LOI Bags, marca de bolsas nacional que está bombando no TikTok

Com um designer inovador e revolucionário, Heloísa Gomez une arte, moda e design em suas bolsas.

Por Taya Nicaccio Atualizado em 30 out 2024, 16h02 - Publicado em 1 Maio 2022, 10h00

Navegando pelas redes nós encontramos uma marca incrível. Você já ouviu falar na LOI Bags? Fundada por Heloísa Gomez, a LOI une arte, moda, design e muita brasilidade em seus produtos.

A etiqueta – que tem como propósito alavancar o design manual nacional e democratizar a arte – está fazendo o maior sucesso no TikTok. Lá na rede do reloginho, elas compartilham bastidores do ateliê, processos criativos, quem faz as peças e mais. A CAPRICHO entrevistou a fundadora da marca e a seguir te contamos todos os detalhes.

View this post on Instagram

A post shared by Heloísa Gomez (@gomezhelo)

Nas palavras da designer de moda e artista plástica Heloísa Gomez a LOI, fundada em 2020, surgiu com objetivo de unir moda e arte. Gomez já apresentou seu conceito plástico em grandes exposições mundiais como Salão de Milão, Design Miami e SP Arte.

“Imersa em cores, traços e ideias, decidi criar a LOI (nome derivado de Heloísa), onde as peças criadas teriam o mesmo conceito que minhas obras de arte. Hoje, meu grande desejo é ter brilho nos olhos de quem as vejam, assim como o brilho nos olhos que tenho ao avistar uma pintura à óleo”, conta Helô em entrevista à CAPRICHO.

Para Gomez, independente do segmento da marca, ser fiel ao seu propósito enquanto criadora e empreendedora e agir para que ele tenha progresso é o que existe de mais inovador e revolucionário. 

Continua após a publicidade

Nosso propósito é alavancar o design manual nacional e democratizar a arte. E, infelizmente, a valorização que tanto almejamos para o design e a arte, ainda não é uma realidade em nosso país. Por isso, nosso maior desafio para a inovação é trazer, constantemente, isso à tona”, adiciona.

Ficou curiosa para saber mais detalhes dos bastidores da marca? Segundo Helô, o processo criativo da LOI é um tanto quanto… interessante. “Acreditamos que para criar bolsas que ainda não existem, precisamos olhar para outras coisas que não sejam bolsas que já existem”, conta. E, por isso, todas as peças são inspiradas em cadeiras (sim, você leu certo)!

“A LOI Panton, por exemplo, é um design que foi criado após mergulharmos nas cadeiras de Verner Panton, um designer inovador, futurista e icônico. Ao nos inspirarmos na abundância de curvas sobrepostas de uma cadeira, a LOI Panton nasceu com exclusividade.” 

Continua após a publicidade

A etiqueta tem como propósito alavancar o design manual nacional. E elas aproveitam as redes sociais para isso. No TikTok, elas já acumulam 99 mil seguidores e 1.2 milhões de curtidas. Por lá, o processo criativo e bastidores da marca são o que mais se destacam.

“O TikTok, hoje, é uma das plataformas com maior conexão com o público. E é essa conexão que nos revela, que nos comunica”, adiciona. Separamos alguns vídeos para você conhecer o ateliê da LOI e os bastidores no geral:

Continua após a publicidade

Foi aqui que pediram uma pitada de curiosidades? Lá vai: quase todas as bolsas da LOI são costuradas do lado avesso. Dá para acreditar?

As sacolinhas que servem de embalagem para as bolsas e carteiras são estampas com serigrafia, técnica e processo de impressão permeográfica – também conhecida como serigrafia.

Continua após a publicidade

Até chegar na sua casa, os produtos passam por um extenso processo de muito carinho e embalo.

Nas redes, Helô criou um quadro intitulado “30 segundos para te contar o que é arte”. “A arte, infelizmente, não é um tema acessível a todos. Dificilmente as pessoas iriam admirar uma gotinha de tinta em uma tela em branco. Diriam, inclusive, ‘uma criança de 4 anos faria isso’”, conta.

“Mas aquela gotinha de tinta poderia ser uma das coisas mais poéticas que essas pessoas já viram. Bastaria saber ler a obra, saber entender o conceito do artista que a fez. A reflexão que uma obra de arte pode nos trazer pode ser mágica, como uma lição de vida!”

“Por ter tido a oportunidade de estudar artes visuais, tenho esse olhar. E passar isso de forma didática faz com que a LOI se aproxime de um de seus propósitos: democratizar a arte.” Conheça o quadro da marca a seguir:

Continua após a publicidade

E aí, curtiu? Contra pra gente o que você achou da LOI! <3

Publicidade