Right Thought, Right Words, Right Action, do Franz Ferdinand. Por Lucas, da Fresno

Banda recupera a vibe fresh do começo da carreira em um de seus melhores discos

Eles levaram apenas 35 minutos para apagar uma impressão de que estavam há anos parados, letárgicos, jogados às cordas de um sucesso estrondoso que completa 10 anos em breve. Sim, o Franz Ferdinand contrariou a expectativa e a tendência one-hit wonder que seu primeiro disco apontava e, após um hiato de 4 anos sem lançamentos, voltaran com aquele que pode ser o seu melhor disco.

Right Thought, Right Words, Right Action envolve tudo aquilo que fez as pessoas se apaixonarem pelo som gerado por Alex Kapranos e companhia. É pop, é sujo, é gentleman, é mal-educado, às vezes parece calculado para a pista de dança (como na ótima faixa-título), mas também tem pretensões maiores, como na inspiradíssima The Universe Expanded, que conta uma história de amor, só que ao contrário (ouça e entenda).

O sucesso de hinos indie como Take Me Out e This Fire fez com que os rapazes lançassem às pressas um sucessor, pouco mais de um ano depois do primeiro. You Could Have Done It So Much Better parece dizer já no título que os caras não estavam satisfeitos com o resultado. Mas isso não impediu que a banda permanecesse relevante e celebrada em diversas partes do mundo. O problema é que sempre se esperou mais do Franz Ferdinand.

Com Tonight… , de 2009, a banda trocou de marcha e fez um trabalho mais sombrio, eletrônico e melancólico (palavra impossível de associar ao Franz!), que acabou tendo uma receptividade morna por parte da crítica e dos fãs.

No entanto, finalmente aconteceu o sopro de frescor que todos aguardavam. Right Words… não tem nada de “resgate de uma sonoridade clássica”, muito menos é uma revolução sonora, mas é justamente tudo aquilo que o mundo precisava: um belo disco do Franz Ferdinand.

Evil Eye

Treason! Animals

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s