Os significados por trás dos clipes da Billie Eilish

Você já reparou que alguns deles estão interligados?

 (Reprodução/Youtube)

Se você já viu algum clipe da Billie Eilish, sabe que eles não são nada comuns! Desde o começo de sua carreira, a cantora fez vídeos bem diferentes para acompanhar suas músicas – como alguns com coreografias complexas, como em Ocean Eyes. Acontece que as produções visuais das faixas de seu álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, lançado em março de 2019, ganharam um tom bem mais obscuro do que ela já havia apresentado.

Os vídeos seguem a mesma vibe sombria que as músicas e tentam expressar de um jeito artístico e metafórico o que a cantora quis dizer com suas letras. Alguns até parecem estar interligados! Será? Vem entender o significado por trás de cada um de seus clipes!

1. you should see me in a crown

O primeiro clipe do novo álbum foi de you should see me in a crown (“você deveria me ver usando uma coroa”, em tradução livre). A faixa foi escrita  em conjunto com Phineas O’ Connell, irmão de Billie, e teve o título inspirado em uma fala da segunda temporada da série Sherlock. Em entrevista à Amazon Music, ela afirmou que não sabe qual é a origem da ideia das aranhas caminhando pelo seu rosto, foi algo que simplesmente apareceu em sua cabeça: “Eu tive essa ideia de que queria olhar para a câmera, abrir a boca e ter uma aranha saindo de dentro”.

A música fala sobre se sentir poderosa e ser temida pelos outros ao seu redor. Por isso, objetivo central no vídeo era transmitir um sentimento de repulsa e medo, como ela explicou na entrevista – e conseguiu! Hahaha. E ah, se você está se perguntando sobre como o vídeo foi feito, acredite: as aranhas eram reais. Tenso!

2. when the party’s over

A faixa when the party’s over foi escrita por Phineas e ganhou o coração de Billie na primeira vez em que ela escutou. A ideia para o vídeo veio de um desenho que a cantora recebeu de um fã, no qual ela aparecia com os olhos inteiramente pretos e com lágrimas escorrendo. Ela adorou a arte e logo soube como gostaria que o clipe fosse.

Para que ficasse parecido com o desenho, Billie explicou que só deu quatro goles no líquido preto, que era uma mistura de pó de goma, água e carvão vegetal, já que o resto foi sugado por alguns tubos que estavam presos em seu rosto. Ela ainda explicou que era para a cena parecer algo dolorido, fazendo uma referência à própria letra da canção. “Cara, eu me coloco nas piores situações. Eu não sei o motivo, mas eu faço isso. Eu adoro a dor, sempre amei. Amo me sentir desconfortável”, explicou em entrevista ao NME.

3. bury a friend

Em bury a friend, a cantora descreve um pesadelo durante os versos da canção. Por isso, a jovem de 17 anos aparece como um monstro que está embaixo da cama de alguém. “Sim, a pessoa sabe que está com medo, mas às vezes as situações mais perigosas são as mais atraentes”, afirmou em um vídeo de seu canal do Youtube.

Um dos sons utilizados na música foi criado a partir do ruído da máquina de limpeza do dentista da cantora. Loucura, né? Além disso, a voz grossa que fala algumas palavras é do amigo da cantora, para quem ela pediu que enviasse um áudio dizendo “Billie”.

Vale notar que Billie novamente está com os olhos negros no vídeo, dando uma ideia de continuação do clipe anterior. Será que depois de beber o líquido, ela teria se tornado uma criatura medonha que assombra os sonhos dos outros? Hahaha. Faria sentido!

4. bad guy

Sem dúvidas bad guy é o clipe mais animado, colorido e menos sombrio que ela lançou até agora. O vídeo é cheio de zoeiras que combinam com a letra, como quando ela diz “[um cara] sempre com peito estufado” e os homens enchem os pulmões de ar. Além disso, os versos falam sobre uma garota que sabe exatamente quem ela é, não liga muito para a opinião alheia e domina suas relações. Poder, né? Dessa forma, o clipe não poderia ser diferente: vemos Billie fazendo o que ela bem entende com os caras ao seu lado, mostrando que ela é o “cara mau”.

“É basicamente uma zoeira com as pessoas e seus jeitos de ser, incluindo o meu também. A ideia inicial para música é: pessoas que tem que falar para todo mundo que são de um determinado jeito o tempo todo? Elas não são daquele jeito. Em geral, eu sinto que vocês nunca vão ver uma pessoa má dizendo para todos que é má”, explicou em entrevista à uma rádio

5. all the good girls go hell

No último clipe lançado, nos deparamos novamente com Billie e seus olhos negros. Inclusive, o vídeo usa cenas de bury a friend para explicar o motivo pelo qual ela aparece com asas. Além disso, o local todo branco onde ela faz a transformação parece bastante com o de when the party’s over. Ou seja: pelo jeito eles estão interligados! Enfim, em all the good girls go to hell (todas as boas garotas vão para o inferno), a cantora vira um anjo das trevas que cai dos céus em um local cheio de fogo, parecido com a descrição do inferno, que é um dos assuntos na letra.

Além dessa interpretação literal, Billie também quis trazer uma mensagem de conscientização ambiental de uma forma artística. Se você reparar, ela é uma criatura bonita no início, mas depois que cai na poça com líquido preto que lembra petróleo, passa a perder sua vida. Em seus stories, ela escreveu “Agora existem milhões de pessoa em todo o mundo pedindo atenção de nosso líderes. Nosso planeta está esquentando em um alto nível, geleiras estão derretendo, a fauna está sendo envenenada e nossas florestas estão queimando”. Ela também divulgou informações sobre as manifestações que ocorreram em setembro pedindo o fim do uso de combustíveis fósseis. Uma pessoa consciente!

E aí, você sabia disso tudo?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s