Continua após publicidade

K-pop: nem só de pop vive a música coreana

O K-Rock tem sua vez de destaque entre os grandes músicos e nós preparamos um especial sobre o estilo, começando com Drug Restaurant

Por Gustavo Balducci Atualizado em 24 abr 2018, 16h28 - Publicado em 24 abr 2018, 16h27
Drug Restaurant/Reprodução

Nem só de ritmos pop vive a música coreana. Se você prefere acordes de guitarra e um visual mais pesado, saiba que o país asiático também produz grandes bandas de rock.

O gênero chegou até a Coreia do Sul no fim da década de cinquenta. Ainda tímido e pouco reconhecido, um dos grandes representantes da época foi o jovem compositor e guitarrista Shin Jung Hyeon. Shin acabou reformulando o estilo importado e criou uma nova vertente marcante para o país. Enfrentando poucas e boas, o rock ainda sofreu forte repressão pelo governo durante os anos setenta – surgindo novamente no início dos anos noventa -, onde finalmente passou a se consolidar. De lá para cá outros nomes surgiram, novas fusões entre estilos aconteceram e muitos idols entraram de cabeça no mundo do rock.

Nós listamos alguns grupos para você conhecer e ficar por dentro da cena roqueira sul-coreana. Nossa viagem começa com a banda Drug Restaurant:

Drug Restaurant/Reprodução

Drug Restaurant nasceu em 2014, após o trabalho solo do vocalista Jung Joon Young completar um ano. A banda que anteriormente se chamava JJY Band (alusão ao nome de Jung), lançou seu primeiro EP Escape to Hangover em 2015, adicionando também três novos integrantes: o baixista Jung Seok-won, o guitarrista Jo Dae-min e o baterista Drok. Q. A faixa título OMG foi produzida por Brian Howes, responsável por nomes conhecidos do grande público como Bon Jovi, Simple Plan e Boys Like Girls.

Já sob o título de Drug Restaurant, os meninos lançaram outros hits para compor seu segundo disco auto-intitulado em 2016. A faixa Mistake ficou cercada de polêmicas logo que chegou aos fãs. Pouco tempo depois do lançamento, a banda irlandesa de indie rock Two Door Cinema Club falou no Twitter sobre a música. “É bom ver que inspiramos alguém”, direcionando um link para a single do Drug Restaurant:

Os internautas já comparavam Mistake com as músicas Someday e What You Know, alegando que os acordes e riffs tropicais das guitarras eram semelhantes demais a banda TDCC.

Continua após a publicidade

O vocalista Jung declarou que não havia copiado os irlandeses e alegou total respeito ao Two Door Cinema Club, dizendo que suas músicas eram influência e não plágio para o grupo. Conflito encerrado, os garotos partiram para mais um novo desafio: produzir um álbum cantado totalmente em inglês. A ideia para o álbum Pomade, de 2017, era utilizar refrões e expressões inglesas, pois soavam estranhas quando traduzidas para o coreano. Todas as faixas foram produzidas e escritas pelos quatro integrantes, ganhando maior destaque para os instrumentos tocados por cada um.

O sucesso do álbum foi grande e o Drug Restaurant partiu para uma eurotrip fazendo shows por dez cidades no continente. Para animar ainda mais sua fanbase, em dezembro foi anunciado um novo single digital para o começo deste ano. Her foi o nome escolhido e a faixa foi totalmente inspirada pela sua turnê na Europa. Não deu outra, o hit teve sua estreia em janeiro e trouxe um compilado de imagens gravadas durante a turnê. Backstages, rotinas e os shows estão todos eternizados no mv:

Continua após a publicidade

E se você gosta de rock ou quer se aventurar por outras frentes da música coreana, o próximo especial sobre K-Rock será sobre Day6!

Publicidade