K-pop: EXO, ASTRO, MAMAMOO, GOT7 e outros sucessos do mês de novembro

A playlist da CH está completa com os hits que fizeram história nos charts e premiações

Por Gustavo Balducci - Atualizado em 3 dez 2019, 16h26 - Publicado em 3 dez 2019, 16h07

Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa continuam transformando o K-pop num ótimo cenário para os grupos femininos. Com anos de experiência e muita ousadia, o quarteto empoderado que compõe o MAMAMOO elevou o nível das paradas com HIP, seu novo single. De princesa a presidente da nação, o mv coloca em evidência que toda mulher pode se tornar o que bem entender. A faixa ainda brilha ao lado de outras 9 canções de reality in BLACK, o segundo álbum de estúdio do grupo.

O embate entre veteranos masculinos começa com o maior retorno do mês. Após dedicar parte de 2019 investindo em projetos paralelos (todos muito bem executados, é claro), o grupo EXO voltou com tudo para deixar sua marca registrada em novembro. OBSESSION, sexto full álbum de estúdio do grupo formado pela SM Entertainment, deu início à uma nova etapa dos musos. Lutando contra duplos, cada um dos integrantes precisa encarar de frente sua versão aterrorizante – e muito estilosa – no single de mesmo nome. Inspirado por clássicos como O Duplo, do escritor russo Fiodor Dostoievski, o duelo entre EXO e X-EXO é algo que você não pode deixar de conferir.

O EXO segue agora com com seis integrantes, uma vez que os membros D.O. e Xiumin estão em período militar, enquanto o integrante Lay continua promovendo em solo chinês.

O ASTRO também é um dos veteranos a ganhar destaque na playlist do mês. Com a mística Blue Flame, os integrantes expressam sua paixão pela música em cenários misteriosos ao mesmo tempo em que evocam sua melhor rap line para o comeback. Explorando o conceito sexy adotado como “fantasy fatale”, o novo álbum de 5 faixas também garante ótimas performances e visuais chocantes. O comeback ainda chamou atenção do público pela ausência do membro Moonbin, que está de fora das promoções devido a problemas de saúde, mas o restante do grupo já garantiu durante a coletiva de imprensa do novo trabalho que ele está se recuperando bem e que em breve estará de volta com os demais colegas.

Continua após a publicidade

Se com Moonwalk os meninos do WayV já haviam conquistado o nosso coração, a dobradinha aconteceu com a faixa Love Talk, que ganhou um mv logo no começo do mês. A unit chinesa do gigantesco NCT está a todo vapor e não para de provar que sua potência já condecorou o grupo como um possível fenômeno global. Dando sequência a Take Over the Moon, seu segundo EP, o WayV se tornou um ótimo exemplo para os grupos que estrearam em 2019. Os membros Ten e Lucas também estrelaram em outubro a nova investida da SM, o boygroup SuperM, um compilado de idols que conta ainda com membros como o Taemin, do SHINee, e Baekhyun e Kai, do EXO.

Aos poucos, o grupo rookie CIX começa a desenhar seu caminho pelo K-pop. O conjunto de cinco integrantes – incluindo Bae Jinyoung, que já conquistou um grande número de fãs durante sua participação no boygroup WANNA ONE – trouxe o single Numb para ilustrar seu primeiro comeback. HELLO Chapter 2: Hello, Strange Place segue explorando o universo do primeiro EP, lançado em julho. O mv de Numb mostra os conflitos sociais que a vida escolar pode impor sobre qualquer adolescente enquanto os idols se movem rapidamente dançando com seus uniformes em uma sala de aula. O lançamento também ganhou um curta metragem especial explicando melhor o novo conceito do CIX. O grupo reforça que parte dessas histórias são experiências que os membros experimentaram direta ou indiretamente em algum momento da vida. Cheios de energia, os jovens são uma boa aposta para ficar de olho no ano que vem.

Muito mais do que uma bela história de amor, o romance entre HyunA e DAWN se tornou um ato de resistência no K-pop. Os artistas, expulsos da CUBE Entertainment após assumirem o namoro em 2018, fortalecem a discussão sobre os problemas na indústria musical. Ambos foram acolhidos por PSY, que recentemente inaugurou sua própria agência de entretenimento, a PNATION. De casa nova, novembro foi a hora certa para HyunA estampar seu retorno florido com o hit Flower Shower. Em uma coreografia cativante, a cantora, que já atravessou os 10 anos de carreira, continua radiante dançando pelo clipe digno dos contos de fada:

Seu namorado DAWN, que debutou com o grupo PENTAGON, também celebrou o início da carreira solo com a música MONEY. Cheio de versos rápidos e muita ostentação, o rapper brinca que, mesmo sujo, o dinheiro continua brilhando, mas completa: “Eu não preciso de você”.

Continua após a publicidade

O GOT7 recebeu o seu merecido Daesang –como são chamados os prêmios máximos das cerimônias asiáticas – no palco do Asia Artist Awards 2019 pela categoria Performance do Ano. A responsável pelo feito foi a nova You Calling My Name, canção que trouxe uma roupagem sensual e elegante para o grupo da JYP. Depois de singles mais leves, como Lullaby e Eclipse, o boygroup decidiu testar novos lados e o resultado parece interessante. Os fãs já aprovaram: o single ultrapassou os 50 milhões de views no YouTube em pouco mais de duas semanas. A faixa completa o novo álbum, Call My Name, e comemora os seis anos de estrada do GOT7.

Novembro também foi marcado por outra grande premiação na Ásia. Se os feitos do BTS passaram despercebidos pelo Grammy, o septeto fez história no Melon Music Awards 2019 levando todos os quatro maiores prêmios do evento, incluindo Álbum do Ano por seu trabalho em Map Of The Soul: Persona. Além de ser o grupo mais premiado do evento até hoje, os idols também preparam performances individuais incríveis e entregaram algumas pistas do que está por vir no próximo comeback. Foi épico assistir!

A nossa playlist de K-pop 2019 já está completa com todos os hinos que ganharam o mundo em novembro. Além de tudo o que já listamos, Eric Nam, New Kidd, HANAPIA, Stray Kids, IU e outros nomes completam o penúltimo mês de 2019. Play!

Publicidade