Ivana na Rússia: as comidinhas que você precisa provar no país

Ivana Coelho está acompanhando a Copa do Mundo e conta pra gente os sabores mais marcantes da Rússia

Estar na Rússia tem sido uma experiencia deliciosa e, a cada dia, temos mais e mais pra ver. É um país com muita história, com uma personalidade e uma cultura única, uma mistura de raças, mas ao mesmo tempo acho os russos são um pouco “secos” às vezes. Pode ser que essa percepção seja pelo fato de não falarem muito inglês. Assim fica mais difícil de nos comunicarmos com eles, né?!

ivana-coelho-russia-moscou E aí, estão acompanhando minha viagem pela Rússia?

E aí, estão acompanhando minha viagem pela Rússia? (Reprodução/Instagram)

De qualquer forma, os últimos dez dias aqui foram incríveis e, por isso, venho aqui na CAPRICHO para falar de um assunto que entendo muito: comida! Além disso, aproveito pra trazer também um lugar que visitei e achei maravilhoso!

COMIDINHAS RUSSAS

Se você vem para a Rússia, já aviso: esteja aberta para experimentar comidas diferentes das que estamos acostumadas, como sopas frias, leite de cedro, carne de cavalo e por aí vai… Mas a surpresa é que tenho achado tudo uma delícia!

Para facilitar, vou contar sobre três comidas ou ingredientes que você vai encontrar na maioria dos restaurantes russos ou adeptos da culinária russa. O primeiro é o khachapuri, que parece uma pizza, mas consegue ser ainda mais gostoso! Trata-se basicamente de pão recheado de queijo e servido muito quente. A versão original vem com um queijo típico da região chamado sulguni, mas em alguns lugares é possível encontrar também com ovo, batata e vegetais. O khachapuri é servido como entrada e eu achei delicioso!

Outro sabor que preciso contar pra vocês é o smetana, um molho feito de creme de leite azedo que está na maioria das receitas russas salgadas e até em algumas doces. Quando vi pela primeira vez confesso que estranhei, mas depois me rendi e provei! Tem uma textura leve, um sabor bem diferente e não senti muito o gosto de azedo, não. É até difícil de explicar, mas eu juro que o smetana dá um toque muito especial aos pratos russos. O molho costuma acompanhar sopas, pratos principais como o strogonoff (que por aqui é bem diferente do brasileiro e não leva tomate nem champignon), e também bolos.

Pra fechar, preciso falar do bliny, uma espécie de panqueca tradicional russa feita com uma mistura de farinha de trigo, leite, ovos e nata. Estas “panquecas” servem como acompanhamento para o caviar e o salmão, muito consumidos por aqui, mas em alguns restaurantes o bliny é servido como couvert de jantares completos. O que achei mais interessante foram os locais que só vendem o bliny, chamados de blinnaya. Nestas “lanchonetes” é possível encontrar muitas variações de recheios e combinações. Percebi que o bliny é meio que uma comida rápida par os russos.

UM LUGAR DOS SONHOS: O TEATRO BOLSHOI

O Bolshoi é um dos teatros mais reconhecidos do mundo e tem apresentações de ballet e ópera durante o ano todo. Para um bailarino ou artista é um sonho poder se aprestar num lugar como este! A palavra “bolshoi” significa “grande” e o teatro realmente é enorme. Foi um dos lugares mais lindos que já vi. Inesquecível!

teatro-bolshoi-ivana-russia Olha que lindo é o teatro Bolshoi por dentro!

Olha que lindo é o teatro Bolshoi por dentro! (Ivana Coelho/CAPRICHO)

No dia em que eu fui, tive a oportunidade de assistir à La Traviata, ópera clássica do compositor italiano Verdi. Infelizmente as legendas eram em russo mas apesar de não entender NADA, achei espetacular!

O teatro em si é um ponto muito importante do turismo e está localizado bem no centro de Moscou, perto do Kremlin. O prédio tem tons de dourado e lustres enormes que chamam muito a atenção. Pena que não pode fotografar o espetáculo, mas enquanto visitávamos consegui fazer algumas imagens para vocês verem um pouquinho.

detalhes-teatro-bolshoi-russia-ivana-coelho Um dos lustres e um dos corredores do Teatro Bolshoi, em Moscou. não é lindo?

Um dos lustres e um dos corredores do Teatro Bolshoi, em Moscou. não é lindo? (Ivana Coelho/CAPRICHO)

Acho importante contar tudo isso pra vocês para verem que a Rússia é muito rica e cheia de aventuras diferentes. Tem muito o que ver, experimentar e vivenciar além da Copa!

Fiquem ligadinhos nos Stories da CAPRICHO que, todos os dias, mostro muitas coisas novas pra vocês! Não esqueçam também de me seguir no meu canal no YouTube e nas redes sociais. Ando fazendo vlogs e um conteúdo exclusivo sobre a viagem!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s