Ivana Coelho na Rússia: youtuber conta suas primeiras impressões de Moscou

Durante a Copa do Mundo, Ivana Coelho vai ser a nossa correspondente na Rússia!

Oi, gente! Tudo bem? Eu sou a Ivana Coelho. Vocês devem se lembrar de mim pela minha participação na primeira edição do Masterchef Júnior ou pelo meu canal no YouTube. Neste mês, vim com minha família para a Rússia para acompanhar a Copa do Mundo e, por isso, vou compartilhar com vocês algumas das minhas experiências aqui na CAPRICHO. Neste primeiro texto, falo sobre minhas primeiras impressões do país. Vamos lá?

Ivana-coelho-catedral-sao-basilio O interior da Catedral de São Basílio é assim, todo pintado!

O interior da Catedral de São Basílio é assim, todo pintado! (Ivana Coelho/CAPRICHO)

A cidade de Moscou é muito grande e, neste momento, tem ainda mais pessoas por causa da Copa. Estão dizendo que vieram, aproximadamente, dois milhões de pessoas pra assistir aos jogos e participar da festa. Mas, mesmo sendo tão grande, senti que falta um pouco de estrutura para um evento tão enorme quanto esse. Para pegar os ingressos para os jogos, por exemplo, enfrentamos uma fila enorme! Mas tirando isso, está muito legal.

Algo que achei incrível é um fenômeno que acontece por aqui no verão chamado “noites brancas”. Durante os verões aqui na Rússia, as noites duram só quatro horas, ou seja, o sol permanece no céu durante grande parte do tempo. Não é demais?! O pôr-do-sol acontece por volta das 23h e volta a amanhecer às 3h manhã, por isso o nome noites brancas, porque não fica escuro! Vocês acham que conseguiríamos aproveitar mais o dia se, no Brasil, também tivéssemos esse fenômeno?

ivana-noites-brancas-russia Apesar da Rússia ser o maior país do mundo, é possível encontrar algumas ruas vazias por aqui!

Apesar da Rússia ser o maior país do mundo, é possível encontrar algumas ruas vazias por aqui! (Ivana Coelho/Instagram)

Para se comunicar aqui na Rússia tem sido um pouco complicado também. Mesmo com a Copa, é difícil encontrar pessoas que falem inglês e, como o alfabeto é cirílico, também não dá entender nada! Por isso, temos utilizado muito o Google Tradutor. Hehehe. Mas mesmo com esta dificuldade de comunicação, os russos são simpáticos e dispostos a ajudar. Ufa!

Nos passeios, notei que as estações de metrô são lindas e se parecem com castelos. É sério, mal dá para acreditar que você está no metrô! Elas são consideradas os palácios do povo e são cheias de pinturas antigas, têm uma arquitetura sofisticada e, mesmo lotadas, estão sempre limpas. O sistema de metrô funciona perfeitamente! São cerca de 206 estações e, por ano, são inauguradas cerca de cinco novas.

ivana-coelho=kremlin Aqui atrás dá para ver uma parte do Kremlin, o complexo onde mora o presidente!

Aqui atrás dá para ver uma parte do Kremlin, o complexo onde mora o presidente! (Ivana Coelho/CAPRICHO)

Outro exemplo arquitetônico e histórico que não posso deixar de falar pra vocês é o Kremlin, o famoso
complexo fortificado que fica no centro da capital russa. Ele é enorme e lá fica também o Palácio do Governo, onde o presidente mora e trabalha. Além disso, tem também alguns museus de exposição militar e uma área chamada Praça das Catedrais, com muitas igrejas ortodoxas, uma mais linda que a outra. Elas têm cúpulas douradas em formato de cebola e são muito bonitinhas. Essas cúpulas são uma das características mais importantes da arquitetura russa e, por isso, podem ser vistas em muitas construções, até as que não são religiosas.

Ivana-coleho-Kremlin O Kremlin é cheio de referências militares

O Kremlin é cheio de referências militares (Ivana Coelho/CAPRICHO)

As igrejas são muito antigas e, todos os sábados, ao meio dia, acontece um desfile militar aberto ao público. O desfile é tão importante e bonito que, quando há eventos na cidade, eles podem ser mais frequentes, para que os turistas possam conhecer. É muito legal!

Outro lugar incrível é a Catedral de São Basílio! É a mais representativa da Rússia e, logo que cheguei, me apaixonei. A arquitetura é linda, colorida e, quando olho, faz lembrar dos filmes da Disney. Vocês não acham? Por fora, a Catedral já impressiona, mas, quando entramos, pude andar pelos seus labirintos que dão em espécies de quartinhos de oração, e fiquei ainda mais impressionada. O valor da entrada sai por cerca de R$ 60, mas achei que valeu muito a pena! Gostaram?!

Ivana-coelho-catedral-sao-basilio Eu AMEI a Catedral de São Basílio, um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou

Eu AMEI a Catedral de São Basílio, um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou (Ivana Coelho/CAPRICHO)

Em relação aos preços, achei as coisas mais baratas por aqui se compararmos ao Brasil. A comida e o transporte público, por exemplo, são mais em conta. Já o táxi, se a gente bobear acaba pagando muito mais caro. Acho que acabam se aproveitando do turismo… Mas até agora tivemos sorte. Para terem uma ideia, pagamos cerca de R$ 70 reais no trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade e foi cerca de uma hora de viagem.

Ainda não fiz nenhuma comprinha. Os jogos e os passeios têm tomado todo o tempo da viagem e não conseguimos parar ainda, mas pretendo comprar, pelo menos, uma lembrança pra levar, né?! O que está fazendo o maior sucesso por aqui são as matrioskas, aquelas bonequinhas russas de madeira que encaixam uma dentro da outra, pintadas com os rostos dos jogadores de futebol.

Por hoje é isso! Fiquem ligadinhas nos Stories da CAPRICHO que tem vídeo novo todos os dias e, por aqui, logo, logo trago mais um texto com muitas dicas e contando tudo o que estou achando! Ah, aproveitem para me seguir nas redes sociais e, se ainda não conhece o meu canal, de uma passadinha por lá!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s