Eike Duarte fala sobre a importância de retratar depressão em Malhação

Álvaro, o personagem do ator na trama, foi diagnosticado com o transtorno psiquiátrico

Álvaro, o personagem de Eike Duarte em Malhação – Vidas Brasileiras, vem sofrendo há algum tempo. É que às vezes ele se sente feliz e de boa, a fim de surfar e de ficar com a namorada, mas então, do nada, perde a vontade de fazer qualquer coisa e só quer se trancar sozinho em seu quarto. No capítulo desta segunda-feira (29), contudo, Álvaro vai finalmente procura uma psicóloga para descobrir o que acontece com ele e recebe o diagnóstico: depressão.

alvaro-gabriela-malhacao Álvaro contou com a ajuda da professora Gabriela em Malhação – Vidas Brasileiras

Álvaro contou com a ajuda da professora Gabriela em Malhação – Vidas Brasileiras (Sergio Zalis/Globo)

A depressão é um transtorno psiquiátrico que atinge pessoas de qualquer idade e é considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde. Por isso, o ator Eike Duarte acha importante que ela seja retratada na TV. “Antes não se falava muito sobre essa doença, mas infelizmente os índices só vêm aumentando. Por isso precisamos retratar e saber lidar com isso”, disse à CAPRICHO.

Para entrar na pele do personagem e retratá-lo com mais veracidade, Eike fez uma preparação intensa. “Conversei com pessoas que tiveram depressão, vi filmes e séries que falavam sobre o assunto e cheguei inclusive a ler cartas reais de despedida, o que foi muito triste”, contou.

alvaro-malhacao-eike

 (Fabiano Battaglin/Gshow)

Mesmo que Álvaro tenha acabado de ser diagnosticado com depressão na trama, Eike já vem recebendo muitas mensagens de pessoas que sofrem com esse ou outros transtornos mentais. “Recebi mensagens de gente que tem depressão e não sabia como conversar com os pais. Um deles me disse que colocou os pais para assistirem à Malhação e que agora eles estão ajudando o filho”, revelou o ator.

Interpretar o personagem abriu inclusive os olhos do próprio Eike, que passou a perceber que mais gente do que imaginamos passa por isso. “Eu não sabia que a depressão estava tão próxima de mim. Com a novela, descobri que familiares e grandes amigos sofrem com ela. É uma doença muito silenciosa, por isso temos que estar sempre atentos e com carinho com o próximo. A gente não sabe o que a pessoa pode estar passando”, completou.

Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, metade dos casos de transtornos mentais surge até os 14 anos de idade, mas a maior parte não é detectada. Por isso, não hesite em buscar ajuda caso passe por algo parecido, ok? Converse com um adulto de confiança e procure um médico!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s