As referências escondidas em Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Acredite: o novo filme do Homem-Aranha tem até uma homenagem a Meninas Malvadas!

Homem-Aranha: De Volta ao Lar chegou aos cinemas na semana passada e ultrapassou as expectativas: até o momento, o filme já conseguiu arrecadar 268 milhões de dólares ao redor do mundo. No Brasil, foi a terceira maior abertura do ano, perdendo apenas para Velozes & Furiosos e A Bela e a Fera. O sucesso, convenhamos, é justo. Afinal, o filme é divertido, os efeitos especiais são incríveis e o elenco só tem ~nomão~. Além disso, o novo longa de Peter Parker faz referências escondidas a muitos outros clássicos do cinema e do universo dos super-heróis. Quer ver?

 ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS! 

(GIF/Reprodução)

REFERÊNCIAS A OUTROS FILMES/SÉRIES:

A JAQUETA DE DE VOLTA PARA O FUTURO

No começo do filme, vemos Peter entrando em um beco e vestindo seu uniforme do Homem-Aranha high-tech. Quando ele aperta a aranha em seu peito, o look rapidamente se ajusta a seu corpo. Sabe quem usa uma roupa com uma tecnologia bem parecida? Marty McFly (Michael J. Fox), de De Volta Para o Futuro!

(GIF/Reprodução)

A FUGA DE CURTINDO A VIDA ADOIDADO

Quando está na festinha na casa da Liz (Laura Harrier), Peter vê uma explosão vinda de um lugar onde a gangue do Abutre tenta vender uma de suas armas. Enquanto corre para tentar confrontar os vilões, o Homem-Aranha pula algumas cercas, encontra um homem fazendo churrasco e até assusta umas criancinhas no jardim. A cena é praticamente um remake de um dos momentos mais clássicos de Curtindo a Vida Adoidado – tanto que é possível ver o filme passando na TV de uma das casas invadidas pelo herói.

A COMPETIÇÃO DE MATEMÁTICA DE MENINAS MALVADAS

Acredite: é real! Na final do Decatlo Acadêmico do qual Peter deveria participar com os colegas, lá em Washington, as duas equipes estão empatadas, então rola uma pergunta para ver quem será o grande vencedor. E eis que a resposta de Michelle, a personagem de Zendaya, para a pergunta é: “zero”. Impossível não relacionar com a competição dos matletas de Meninas Malvadas, quando eles vencem a competição depois de Cady (Lindsay Lohan) acertar a resposta de que “o limite não existe”. Chocadas!

(GIF/Reprodução)

A CAMISETA DE THE BIG BANG THEORY

Como um bom adolescente nerd, Peter Parker tem várias camisetas divertidas. Em uma delas, podemos ver a frase “a física é teórica, mas a diversão é real”, que ficou famosa por ser o slogan de um jogo de tabuleiro criado por Sheldon em The Big Bang Theory (Jim Parsons). A citação ficou tão famosa entre os fãs da série que é possível comprar a mesma camiseta que Peter usa na internet – ou seja, ao que tudo indica ele também é fã!

(Warner Channel/Divulgação)

AS MEIAS DE NEGÓCIO ARRISCADO

Depois que Tony Stark (Robert Downey Jr.) pega de volta o uniforme do Homem-Aranha, Peter decide ir ao baile da escola, então a Tia May (Marisa Tomei) o ajuda a se arrumar. Quando está se preparando para o evento de gala, há um momento em que Peter desliza pelo chão com suas meias. Tá aí uma referência ao filme Negócio Arriscado, já que uma das cenas mais icônicas do longa é quando Tom Cruise faz a mesma coisa!

(GIF/Reprodução)

REFERÊNCIAS AO UNIVERSO DOS SUPER-HERÓIS:

OS EQUIPAMENTOS DE THOR

Quando Happy Hogan (Jon Favreau) ajuda seu chefe, Tony Stark, com a mudança do quartel dos Vingadores, ele cita diversos objetos que pertencem aos outros heróis do grupo. Um dos momentos mais divertidos é quando ele tenta falar os nomes do cinto e do martelo de Thor (Chris Hemsworth), o Megingjörð e o Mjolnir.

MILES MORALES x GATUNO

Alguns anos atrás, antes de Andrew Garfield ganhar o papel de Peter Parker em O Espetacular Homem-Aranha, rolou uma campanha na internet para que o ator Donald Glover, da série Community, interpretasse o personagem. O pedido dos fãs não foi atendido, mas inspirou a Marvel a criar um novo Homem-Aranha negro e latino nos quadrinhos, chamado Miles Morales. Quando a Sony Pictures decidiu fazer um novo filme sobre o super-herói, muita gente torceu para que Glover agora fosse escolhido para o papel, mas novamente não rolou. De qualquer forma, o ator ganhou uma participação no filme como um bandido do Queens. Acontece que, mais cedo, o uniforme modernete do Homem-Aranha identifica o cara como Aaron Davis, que, nos quadrinhos, é o nome de Gatuno, um dos vilões do Universo Ultimate. Será que é uma pista do que esperar para os próximos filmes?

(GIF/Reprodução)

GWEN STACY, É VOCÊ?

Falando sobre O Espetacular Homem-Aranha, nunca vamos superar o final do segundo filme, quando (SPOILER ALERT) a namorada de Peter, Gwen Stacy (Emma Stone), morre depois de uma queda enquanto ele tenta pegá-la com a teia. Uma referência mais leve (e meio mórbida) a essa cena acontece em De Volta ao Lar, quando o Homem-Aranha dispara a teia para tentar evitar que Liz Allen, sua crush, caia no vão do elevador. Confessa, vai! Deu um aperto no coração ao lembrar da cena com Emma Stone nos filmes anteriores!

(GIF/Reprodução)

ROBALO POLÊMICO

Outra referência que rola aos filmes de O Espetacular Homem-Aranha tem a ver com Flash (Tony Revolori), o cara que faz bullying com Peter na escola. Quando vai buscar seu date para o baile da escola, ele comenta que precisou mandar seu prato de volta para a cozinha porque sabe como é um verdadeiro prato de “branzino (robalo) mediterrâneo”. Apesar da cena parecer inocente, ela faz uma zoeira com aquele momento em que o Peter Parker de Andrew Garfield vai comer na casa dos Stacys e eles lhe oferecem um jantar com “branzino”. A cena, meio bizarra, virou um meme entre os fãs do super-heróis.

HULK VENERADO

Em uma das cenas de Peter na escola, vemos que, em cima da lousa da sala de aula, há um painel com fotos de grandes cientistas e pesquisadores da história, como Darwin, Einstein e Thomas Edison. Acontece que, entre estes retratos, também é possível ver o de Bruce Banner (Mark Ruffalo), mais conhecido como Hulk. Para quem não sabe, antes de se tornar o fortão verde, ele era um cientista valorizado no campo da radiação gama.

(Twitter/Reprodução)

A ARMA DE LOKI

No começo do filme, a gangue do Abutre (Michael Keaton) constrói uma arma que levanta caixas eletrônicos da parede enquanto tenta roubar um banco – e você já viu essa arma antes! Ela é, basicamente, uma versão maior da engenhoca que Loki (Tom Hiddleston) usa em Os Vingadores para remover o olho do curador do museu na Alemanha. Eca!

(GIF/Reprodução)

MORITA X 2

Depois de faltar no campeonato de decatlo, Peter é chamado na diretoria para falar sobre sua falta de comprometimento com as aulas. Acontece que o diretor da escola, que é interpretado por Kenneth Choi, se chama Sr. Morita. Isso indica que ele é neto de Jim Morita, que era um dos membros do Comando Selvagem em Capitão América: O Primeiro Vingador. O personagem é interpretado pelo mesmo ator – e até podemos ver uma foto dele em seu uniforme no fundo da sala do diretor!

Morita é o da esquerda (GIF/Reprodução)

MJ

A personagem de Zendaya no filme foi cercada de mistérios – nem a própria atriz podia contar muito sobre quem interpretaria. Então, Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi lançado e a gente descobriu que ele dava vida a uma tal de Michelle. Sério que todo esse bafafá rolou por causa de uma personagem tão aleatória? Mas não! No final do longa, Michelle é nomeada a nova capitã do time de decatlo acadêmico, e então ele solta a seguinte frase: “meus amigos me chamam de MJ”. O que isso significa? Ainda não sabemos ao certo, mas esse era o apelido de Mary Jane, o grande amor do Homem-Aranha, nos quadrinhos. Hummm…

(GIF/Reprodução)

E aí, você reparou em todos esses easter eggs no filme? 

Ah, e já viu nossa entrevista sobre Homem-Aranha: De Volta ao Lar com Tom Holland e Laura Harrier?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s