A moda agora é aplicar golpes usando o nome de celebridades no WhatsApp

Ao convidar fãs para festas falsas de gente como Maisa e Flavia Pavanelli, golpistas roubam os dados dos usuários

Todo mundo sonha em ser convidado para festas de seus ídolos, né? Você recusaria um convite caso fosse chamada para um evento da Maisa, por exemplo? É bom pensar duas vezes ao responder, miga, porque no novo golpe que vem sendo aplicado pelo WhatsApp, hackers fingem te chamar para encontrar algumas de suas celebridades preferidas e, PÁ, roubam seus dados e conseguem dominar seu app! Para piorar, ao acessar seus contatos, muitos deles partem então para um novo golpe e enviam mensagens para seus amigos e parentes alegando que você foi sequestrada e pedindo dinheiro para o resgate ou então se passando por você e pedindo ajuda financeira. Que tenso, né?

É bom ficar esperta porque nomes de famosos como Flavia Pavanelli, Hugo Gloss, Preta Gil, Boca Rosa, Claudia Leitte e até o da própria Maisa já foram usados por aí!

COMO É O GOLPE?

Um número desconhecido liga para seu celular ou te manda mensagem através do WhatsApp contando que você, como boa fã, está entre os convidados vip da festa de alguma celebridade. Ele então te envia um suposto “ingresso virtual”, mas para acessá-lo você precisa passar os seis números que foram enviados por SMS para você. Na hora em que a mensagem com o código chega, ela vem com um link que direciona para seu próprio Whats. Ao revelar os seis dígitos para o golpista, você inconscientemente permite que ele troque o dono do seu zap, e aí já era, né?

“Esse golpe é novo mas o número de reclamações já é massivo no Brasil. É uma abordagem simples que só depende da lábia do golpista. Por ser simples e rápido, muita gente acaba caindo”, disse o analista sênior de segurança Fabio Assolin em entrevista à CLAUDIA.

Veja também

COMO EVITAR?

Existem muitas maneiras de descobrirem o seu número de telefone na internet (quem nunca fez um cadastro para comprar algo em uma loja virtual meio suspeita, por exemplo?), por isso é sempre bom tomar cuidado com a forma como você compartilha seus dados na web.

Para maior proteção, em algumas redes sociais como o WhatsApp e o Instagram, é possível fazer um negócio chamado ‘verificação em duas etapas’, que funciona como uma camada extra de segurança para sua conta. Quando ativado, sempre que o número de telefone tiver que ser verificado, o recurso exigirá que o usuário insira um código de seis dígitos criado por si mesmo, evitando assim clonagens ou acessos não-autorizados.

kylie-gif-celular

 (Reprodução/Reprodução)

Para ativar a confirmação em duas etapas no WhatsApp, vá em Configurações (Android) ou Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Também é possível inserir um endereço de email nesse recurso. Caso você esqueça o PIN de seus dígitos, um link será enviado ao seu endereço eletrônico. Só lembre-se de não abrir e-mails com esse assunto caso você não tenha solicitado o acesso, hein?

Ah, e caso receba mensagens de amigos contando histórias estranhas e pedindo transferências de dinheiro, verifique com os mesmos através de ligações ou outras redes sociais se foram eles quem realmente te pediram ajuda.

 (Picture Alliance/Getty Images)

CAÍ NO GOLPE. E AGORA?

Se você leu essa matéria e pensou: “puts, recebi uma mensagem assim e caí direitinho”, calma. Primeiro avise os seus contatos próximos para eles não se deixarem levar se receberem zaps estranhos de seu perfil. Depois, entre em contato com o WhatsApp através do site oficial relatando o ocorrido e, se possível, peça ajuda aos seus pais apara registrar ocorrência policial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s