8 filmes para assistir antes de entrar de cabeça em Stranger Things

Nova série original da Netflix é cheia de referências a filmes clássicos

Desde que estreou no dia 15 de julho na Netflix, Stranger Things é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Com certeza você já deve ter alguma amiga que viu, surtou e não para de falar sobre a série que mistura drama, terror e ficção científica.

* 6 lições de amizade que aprendemos com Stranger Things

Stranger Things se passa em novembro de 1983 e traz muitas, mas muitas referências a filmes clássicos daquela época, o que deixou muita gente nostálgica com as aventuras dos amigos Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Dustin Henderson (Gaten Matarazzo), Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) que, acompanhados da misteriosa (e sobrenatural) Eleven (Millie Bobby Brown), tentam encontrar e salvar Will Byers (Noah Schnapp), que desaparece misteriosamente na pequena cidade de Hawkins, em Indiana.

Os criadores da série, os irmãos Matt e Ross Duffer, são fãs confessos de filmes como Tubarão (1975), de Steven Spielberg, que é apenas uma das referências que aparecem ao longo dos oito episódios de Stranger Things. Se você ainda não começou a assistir a série, tente ver essa lista de oito clássicos que separamos aqui. Agora se você já terminou, aproveita pra ver de onde veio muita coisa que aparece por lá.

Seis dos oito filmes que a gente separou estão na Netflix, então tá bem fácil de ver!

Carrie (1976)

Sabe a cena da mão da Carrie saindo de dentro do seu túmulo? Então, não tem como não pensar nela quando a Nancy (Natalia Dyer) estica a mão para sair do “mundo paralelo”. Vocês vão saber do que estamos falando quando chegarem ao sexto episódio.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Desesperada com o sumiço do filho Will, Joyce (Winona Ryder) faz de tudo para encontrá-lo, até que descobre que consegue se comunicar com ele através das luzes, uma referência direta ao Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

E.T. – O Extraterrestre (1982)

Nenhum outro filme tem mais referência em Stranger Things do que esse clássico de Steven Spielberg. As bicicletas dos meninos, a forma como Eleven aparece na casa do Mike, como ele a esconde por lá e a cena clássica das bikes voando. Chega a arrepiar de lembrar!

A Morte do Demônio (1981)

O filme cult de Sam Raimi é citado diretamente, em um pôster no quarto do Jonathan Byers (Charlie Heaton), irmão do Will.

Conta Comigo (1986)

Quando os meninos pegam as bikes e as bússolas para encontrar Will, eles caminham por uma estrada de trem, mais uma cena que arrepia todo mundo que conhece o filme Conta Comigo, de Rob Reiner, baseado no conto O Outono da Inocência – O Corpo, de Stephen King.

Tubarão (1975)

Como já falamos no começo do texto, os irmãos Duffer são fãs de Tubarão. Tanto que a ideia inicial era a série se passar numa cidade chamada Montauk, no litoral, para poder homenagear outro clássico de Spielberg. Além disso, um pôster do filme aparece na série, além do monstro (vocês vão saber do que estamos falando) ser atraído pelo sangue, assim como em Tubarão.

Para assistir fora fora da Netflix

Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

Não dava para deixar O Império Contra-Ataca de fora dessa lista de referências. Mike brinca com um Yoda com Eleven (que poderia muito bem ser uma Jedi, por conta de seus poderes), além de ter uma outra cena em que Dustin cita Lando, personagem de Billy Dee Williams em O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Ah, no porão do Mike também tem uma Millennium Falcon de brinquedo!

Os Goonies (1985)

É impossível não pensar em Os Goonies ao ver Mike, Dustin e Lucas se juntando para tentar encontrar Will. Sério, se você nunca viu Goonies na vida, essa é a hora de ver um dos filmes mais legais da década de 1980. 
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s