“Tenho um amor especial pelos fãs brasileiros”, diz Jiwoo, do KARD

De volta ao Brasil pela quarta vez, o grupo de k-pop conversou com a Capricho sobre seu novo álbum e turnê no país

Por Gustavo Balducci 22 jul 2022, 15h18

Praticamente brasileiros! Esta já é a quarta vez que o grupo KARD vem ao Brasil para realizar uma grande série de shows. “Tenho um amor especial pelos fãs brasileiros. Já faz 2 anos! Finalmente vamos nos encontrar de novo”, contou Jiwoo em entrevista à Capricho. “Estou muito animada em estar com vocês”.

Depois de passar por diversas cidades em 2017, 2018 e 2019, o quarteto composto por BM, J.seph, Jiwoo e Somin chega promovendo seu novo álbum, ‘Re:’, lançado no final de junho. O projeto também marca o retorno de J.seph, que esteve fora das atividades do grupo por quase dois anos, devido ao serviço militar obrigatório sul-coreano. “Eu perdi 1 ano e 10 meses no exército, mas nós finalmente estamos juntos de novo. É um sentimento de voltar para casa. Eu senti muita falta do palco”, revelou.

Apesar do hiato, J.seph comentou que guarda boas lembranças desse período. “Um líder superior do exército em que eu estava treinando já conhecia as músicas do KARD. Um dia, ele me disse que ouvia nossas músicas e isso foi muito legal. Eu senti falta dos outros membros, mas felizmente falava com eles por telefone com frequência. Eles também me mandaram cartas”.

Durante essa pausa, BM também aproveitou para lançar sua carreira solo através do EP The First Statement, que, segundo ele, o ajudou a lidar com a pandemia e o isolamento social. “Fiz meu debut solo e isso me ajudou muito. Produzir minha própria música foi incrível.”

Um novo sucesso

Explorando as referências latinas que sempre acompanharam as músicas do KARD, o single Ring the Alarm apresenta uma batida envolvente e colorida, perfeita para dominar o verão coreano. Não à toa, seu videoclipe já ultrapassou mais de 30 milhões de visualizações no YouTube:

Continua após a publicidade

Preparar a coreografia em grupo depois de dois anos, no entanto, não foi uma tarefa fácil, mas Somin explicou que todos se divertiram muito no processo. “A coreografia de Ring the Alarm parece um pouco mais simples do que nossas performances anteriores, mas você pode ver que nós curtimos muito a performance no palco. Tenho certeza que os fãs também sentem uma energia alegre saindo de nós”, disse. “Há alguns movimentos mais delicados na coreografia de Ring the Alarm, e eu queria expressar todos esses pontos da dança de maneira adequada”, completou J.seph.

O EP de seis faixas ainda conta com a participação criativa dos integrantes na composição das letras. Em Break Down – que inicialmente seria uma música solo de Jiwoo –, por exemplo, esse detalhe fica bastante evidente. “Ela foi pensada para ser a música solo de Jiwoo, mas depois foi alterada por todos nós. Ouvindo a versão final, você pode se sentir incrível. Nós também nos sentimos assim”, afirmou J.seph. “Não foi fácil para mim escrever as letras, mas todos os membros me ajudaram bastante e isso se tornou uma boa experiência”, disse Somin.

Carinho pelo fandom brasileiro

Após um fansign no Rio de Janeiro e Brasília, KARD se apresenta em São Paulo nesta sexta-feira (22/07), e completa a turnê pelo país no domingo (24/07), em Curitiba, antes de partir para uma nova rodada de shows pelos Estados Unidos. Entre as novidades, BM garantiu que o grupo preparou várias surpresas. “Apresentações solo foram preparadas e eu vou performar meus principais lançamentos! Mal posso esperar para apresentá-los no palco para vocês!”

Vale lembrar que da última vez que o grupo esteve por aqui, rolou até um cover incrível de Pesadão, da cantora Iza. Na época, a brasileira se surpreendeu com a performance cantada em português pelos coreanos e disse à CH que adoraria fazer um feat. com eles. Para BM, o convite continua valendo. “Se houver a chance, vou informar minha gravadora e pedir que eles entrem em contato com a Iza assim que for possível!”

Como o fandom brasileiro acompanha o grupo desde a estreia oficial em 2017, os membros do KARD finalizaram nossa conversa agradecendo o apoio e carinho que sempre receberam do Hidden Kard. “Os fãs brasileiros nos dão uma quantia enorme de energia, toda vez!”, disse J.seph. “Estou com tanta saudade de vocês! Eu realmente quero encontrá-los de novo! Fiquem saudáveis e nos vemos no show! Obrigado por aguardar tanto tempo!”, completou Somin.

Continua após a publicidade

Publicidade