Sowon, do GFRIEND, posa com estátua nazista e gera polêmica
Fãs esperam que Sowon e a Source Music se desculpem pela publicação
A idol Sowon, do grupo de k-pop GFRIEND, está sofrendo muitas críticas após publicar uma série de fotos em seu Instagram com uma estátua de tamanho real. Isso porque o soldado com quem ela tirou os cliques afetuosamente está vestindo um uniforme nazista. O caso não ficou nada bem para o grupo e indignou os fãs.
As imagens de Sowon, publicadas neste domingo (30), mostram a estátua do soldado em tamanho real vestindo um uniforme utilizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A jaqueta e o colarinho que vemos na foto apresentam remendos que denotam posição, enquanto o boné do uniforme de artilharia é projetado com uma insígnia com a suástica.
Tempos depois de publicá-las, Sowon apagou as imagens, mas os fãs foram rápidos e tiraram print de tudo. Um Fã judeu de K-Pop no Twitter percebeu o que tinha nas imagens e passou a compartilhá-las, alertando seus seguidores sobre o que realmente estava por trás daquelas estátuas. “Ela [Sowon] precisa se desculpar…Nazistas não são amigos ou alguém que você pode abraçar ou olhar com tanto amor, eles são assassinos, eles mataram 6 milhões de judeus deles 1,5 milhão de crianças judias”, escreveu.
tw// nazism, nazi
–
–
–
i'm disappointed of s0won but i'm glad she deleted.. she needs to apologize tho.. nazis are not friends or someone you can hug or look so lovingly at, they are killers, they killed 6 million jews out of them 1.5 million jewish children /srs pic.twitter.com/9GmWT8I60W— a jewish person 📌 (@KOOSDOLLZ) January 31, 2021
Muitas pessoas pensaram que a foto tinha sido tirada em algum museu, mas logo descobriram que na verdade elas foram fotografas no set de gravações de um vídeoclipe para o lançamento do álbum de retorno do GFRIEND, Walpurgis Night. Os fãs ~xeroque holmes~ de plantão descobriram que as filmagens era no Café Zino em Paju, Coreia do Sul. A decoração usada é inspirada na história europeia, mas não se sabe por que os designers optaram por colocar figuras tão controversas como soldados nazistas.
As imagens viralizaram e fãs pediram para que a Sowon se desculpasse, pois provavelmente ofendeu muitas pessoas. “Pessoal, parem de discutir. Sowon precisa ser responsabilizada, ela precisa aprender com isso, ela precisa se desculpar.”, manifestou uma fã.
Buddys, stop arguing. Sowon needs to be held accountable, she needs to learn from this, she needs to APOLOGIZE.
— jackie (@eunhaesthetiic) January 31, 2021
Ainda assim muitas pessoas ficaram perplexos com a atitude da cantora. Enquanto alguns acharam que era improvável Sowon saber sobre o significado dos uniformes, outros disseram que o Holocausto e os eventos ao redor são bem ensinados nas escolas coreanas, o que não dá a Sowon nenhuma desculpa. “Para todos que estão defendendo Sowon com ‘os coreanos não sabem, etc’ aqui estou eu conversando com meu pai COREANO que foi para a escola na COREIA se ele sabe sobre o holocausto. ele claramente sabe e aprendeu o que é o holocausto. então pare de desculpar isso”, comentou uma internauta.
tw nazis, holocaust, anti- semitism
to everyone who’s defending sowon with “koreans don’t know, etc” here is me talking to my KOREAN dad who went to school in KOREA whether he knows about the holocaust. he clearly knows and learned what the holocaust is. so stop excusing this. pic.twitter.com/QeVApGo3RK
— 🐏 (@cheolca) January 31, 2021
Com toda a polêmica rolando, surgiram umas supostas capturas de tela de uma transmissão ao vivo em 2016. Nela, SinB, também do GFRIEND, parece dizer aos fãs que ela tem o nome de de Sowon salvo em seu telefone como “Kitler” – provavelmente uma combinação do sobrenome de Sowon (Kim) e Adolf Hitler, o ditador da Alemanha nazista.
Independente dos cliques terem sido intencionais ou não, as partes devem ser responsabilizadas. Afinal, o nazismo e o holocausto são assuntos muito sérios e sensíveis, não é mesmo?
O que a Source Music disse?
A empresa responsável pela criação do grupo se manifestou e disse que o espaço foi alugado em novembro de 2020 para a gravação. “Além de filmar para o vídeo dos bastidores no set, nossa equipe também tirou várias fotos para postar nas contas de mídia social do artista”, afirmou a empresa. “No dia das filmagens, o departamento responsável pela verificação do set desconhecia o problema com a vestimenta do manequim. Embora a inspeção interna e as discussões tenham sido conduzidas antes de enviar o vídeo dos bastidores (12 de dezembro) e as fotos (31 de janeiro), elas foram postadas sem o conhecimento do problema”.
A gravadora reforçou o pedido de desculpas, apesar de afirmar que desconhecia a origem do uniforme militar. “Pedimos desculpas por não verificar o local de filmagem em busca de adereços inadequados com antecedência, por não inspecionar completamente o conteúdo durante o processo de filmagem e envio e por não prestar mais atenção a fatos históricos e questões sociais. Pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram incomodados com o vídeo e as fotos mencionados”, destacou.
Source Music também disse ter removido a parte do manequim nazista do vídeo e que Sowon “também ficou muito surpresa ao se dar conta do significado do conteúdo das fotos“. “Ela se sente profundamente responsável e com o coração partido por ter enviado essas fotos“, disse a agência. “Teremos em mente o fato de que o conteúdo que produzimos e compartilhamos afeta muitas pessoas e prestaremos ainda mais atenção às questões sociais no futuro. Pedimos desculpas mais uma vez àqueles que ficaram magoados com o vídeo e as fotos”, comunicou.