Continua após publicidade

James Earl Jones, dono da voz de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos

Ele formou toda uma juventude. 😢

Por Andréa Martinelli Atualizado em 9 set 2024, 19h09 - Publicado em 9 set 2024, 19h03
J

ames Earl Jones, ator ganhador de todos os principais prêmios do entretenimento americano, morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos. Ele também é conhecido por fazer a  voz de Darth Vader em Star Wars (1977) e a de Mufasa, em Rei Leão (1994).

De acordo com o site Deadline, ele morreu em casa, em Nova York, nos Estados Unidos; a causa da morte, até o momento, não foi divulgada.

E você deve se lembrar dele, mesmo sem saber: ele é o dono da voz arrepiante de Darth Vader, em Star Wars, quando Luke descobre que ele é seu pai, entre outras, como “quando deixei você, eu era apenas um aprendiz – agora sou o mestre”, “acho sua falta de fé perturbadora” e, claro, “não, eu sou seu pai.”

Continua após a publicidade

Além disso, sua voz ficou tão icônica quando emprestada ao personagem Mufasa, do clássico da Disney, que ele voltou a ele no polêmico “live action” do filme em 2019.

O último trabalho no cinema de Jones aconteceu em 2021, ao retornar a outro personagem da realeza como o rei Jaffe Joffer na sequência de Um príncipe em Nova York 2, com Eddie Murphy.

Amado e respeitado por diferentes gerações de colegas e de fãs, o americano é um dos poucos atores ganhadores dos maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma classe conhecida popularmente como EGOT.

Publicidade