BBB20: Rafa fala sobre racismo estrutural e Paula do BBB19
"Ela é de uma cidade pequena como a minha", comentou Rafa sobre Paula
Na madrugada deste domingo, 19, Rafa Kalimann e outros participantes discutiram sobre racismo estrutural e as atitudes de Paula von Sperling, ganhadora da última edição do programa. Para Rafa, a ex-sister era “avoada e não fazia na maldade”. Vale lembrar que Paula se envolveu em polêmicas durante a sua participação no reality e chegou a ser acusada de cometer racismo e intolerância religiosa pelos seus ex-companheiros de confinamento e o público.
Rafa foi muito infeliz nessas colocações sobre a Paula no BBB passado.
Não faltou informação e muito menos gente pra advertir e ensinar a Paula que mostrou muitas vezes desprezar e debochar dos apontamentos dos participantes negros na casa.pic.twitter.com/oScXTigTY5— Alexandre (@Iexandre) April 19, 2020
Babu argumentou que “uma pessoa que passou dos 20 anos de idade sabe o que pensa”. Em seguida, Rafa discordou e disse “ a menina é lá do interior, é outra cultura. Ela mora numa cidade desse tamanho. Ela era muito avoada, não fazia na maldade, na malandragem. Ela fazia pergunta de vergonha alheia, tinha menos informação do que a gente tem”.
Babu tentou mostrar sua visão. “Eu sou um homem de 40 anos de idade. É muito fácil eu chegar e viver nos conceitos da minha formação. [Mas] Eu tenho que estar no meu tempo”, disse o ator.
“Ela [Paula] é uma advogada, ela tem que saber o que ela fala. É o mínimo de bom senso que a pessoa tem que ter num programa de TV” argumentou Thelma, que também participou da conversa.
Rafa discordou e disse que veio do interior, e que sabe que talvez outros advogados da sua cidade natal “vão falar várias coisas sem maldade alguma, nem é racista, nem tem intolerância religiosa, mas pela cultura que tá implantada ali.”
Quando a sister Ivy perguntou se os brothers da outra edição tinham corrigido Paula sobre suas falas, Thelma explicou que “sim, na verdade tinham. Na verdade, foi uma coisa bem polarizada, tinha o Rodrigo [França] e a Gabi [Hebling], que eram militantes do movimento negro”.
Babu disse que Paula poderia ter se desculpado. “Porque tinha dois militantes aí, se um chega e diz ‘o que você falou, o que você fez…’ Era simples: ‘Desculpa’”, disse o brother. Manu, amiga de Rafa, também participou da conversa.
O debate continuou entre Rafa, Manu, Babu e Thelma:
rafaela tá defendendo as atitudes da paula do ano passado falando que ela não tinha acesso a informação e pq ela era do interior, manu rebate e diz que não é falta de informação e sim de interesse, thelma fala que não é sobre informacao e sobre pre julgamento e caráter. #BBB20 pic.twitter.com/xRa6gLPHYb
— rha (@heblingers) April 19, 2020
Rafa reforçou que não concorda com as ações de Paula e não estava defendendo ela. “É só tentar entender qual é o outro lado disso tudo pra a gente não criar expectativa em cima da vida de outras pessoas, que também estão aprendendo, assim como nós todos os dias. A gente tem que também ter tolência pra saber que o outro tem seu tempo de aprender, situações diferentes”, e completou dizendo que esperava que Paula tivesse evoluído depois do programa.
O que vocês acharam do debate?