6 curiosidades sobre a história de A Pequena Sereia

Tudo por trás da história da sereia dos mares!

Por Mel Trench - 14 jul 2019, 10h00
Reprodução/Disney

A Pequena Sereia é de fato um clássico da Disney! A narrativa da rebelde princesa dos mares que dá sua voz para ir atrás do mozão conquistou o coração de diversas pessoas, tanto que até ganhará um live-action com Halle Bailey no papel principal. Mas será que você realmente conhece a história de Ariel? Por trás da nossa sereia favorita tem muita coisa que a gente nem imaginava. Vem conferir seis curiosidades sobre a trama!

1. Onde a história se passa?

Não se sabe ao certo! Há quem diga que se passa na Dinamarca, onde Hans Christian Andersen, o autor da história original, nasceu – existe até uma estátua de uma sereia sobre uma pedra em Copenhague, capital do país. Uma outra possibilidade é a França, já que o chef da família do príncipe Eric tem sotaque francês.

2. Em qual história o filme é baseado?

A história na qual o filme da Disney é baseada é cheia de tragédia e horrores! Primeiro, Ariel teria sua língua cortada pela bruxa dos mares e sua cauda é rasgada ao meio, para que ela pudesse ser uma humana. Ai! Suas irmãs não curtiram muito a decisão da princesa e decidem arrancar seus próprios cabelos para oferecer à bruxa, pedindo que ela tirasse o encanto.

Além de todo essa trajetória sangrenta, o príncipe acaba trocando a Ariel por uma outra mulher. Gente! Príncipe Eric nunca faria isso – a não ser que ele estivesse enfeitiçado. Rs. A bruxa dá uma faca para que ela o matasse, porém a sereia decide tirar a própria vida no final da história. Bom, definitivamente preferimos a história da Disney.

Reprodução/Disney

3. Por que a Ariel é ruiva no desenho?

Segundo o Oh My Disney, os fios da personagem seriam loiros. Entretanto, foi preciso apostar em outra cor, para que as pessoas não confundissem a princesa com Madison, a protagonista de Splash – Uma Sereia em Minha Vida. Como o filme de Ariel foi lançado apenas cinco anos depois do de Madison, os produtores pensaram que poderia rolar uma identificação entre elas. O vermelho acabou sendo o escolhido, já que é a cor complementar ao verde, presente na cauda da personagem.

Continua após a publicidade
splash Daryl Hannah
Daryl Hannah no filme Splash – Uma Sereia em Minha Vida Foto/Reprodução

4. Em quem a princesa foi inspirada?

A aparência física dela foi inspirada em Alyssa Milano, atriz que participou da série Who’s The Boss.

alyssa-milano
Reprodução/Reprodução

5. A Úrsula foi inspirada em uma drag queen

A vilã dos mares foi inspirada na drag queen Divine. A personagem é muito parecida com ela, olha só:

Andrew Curtis/Reprodução

6. O que aconteceu com a mãe de Ariel?

No filme de 1989, fica claro que a mãe da Ariel morreu. Entretanto, sua morte só é explicada em A Pequena Sereia: A História de Ariel, no qual descobrimos que a Rainha Athena foi morta por um barco pirata. Triste! Esse seria um dos motivos pelos quais o Rei Tritão odeia os seres humanos. Existe até a teoria que o barco pertenceria ao Capitão Gancho, o vilão de Peter Pan.

Reprodução/Disney

Você sabia de todas essas coisas?

Continua após a publicidade
Publicidade