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Twitter vai sinalizar perfis de candidatos para evitar fake news em 2022

Para o ano eleitoral, plataforma também vai promover campanhas e treinamentos em parceria com o TSE.

Por Bruna Nunes Atualizado em 16 nov 2022, 19h12 - Publicado em 5 abr 2022, 09h55

Para as eleições deste ano, os perfis dos candidatos no Twitter serão sinalizados e os tweets com informações confiáveis serão colocados em um destaque especial sobre eleições, nos “Moments”. Esta nova iniciativa é uma parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e vista combater, principalmente, a desinformação e combater fake news na plataforma.

O Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o Twitter aderiu, cria uma “força tarefa” com as principais redes sociais para combater a propagação de notícias falsas durante as eleições. Uma campanha semelhante a essa aconteceu nas eleições dos EUA.  

Para isso, o Twitter contratou uma equipe de especialistas para garantir a funcionalidade das novidades, como a Daniele Kleiner Fontes, que é advogada e a nova líder da área de Políticas Públicas. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ela afirma que o “primordial é garantir que o debate no Twitter não prejudique o exercício e a responsabilidade das pessoas em relação ao voto.”

E é assim que deve ser. Veja abaixo as principais novidades da plataforma para as eleições:

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1. Perfil dos candidatos será sinalizado

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são uma maneira do eleitor acompanhar o candidato, e o Twitter é uma ótima plataforma de comunicação entre ambos. Os perfis dos candidatos contarão com uma etiqueta que sinalizará que ele  estará na disputa por um cargo. Segundo Kleiner, o objetivo é facilitar essa ponte com o eleitorado.

O TSE fornecerá as informações necessárias sobre quem está concorrendo e para qual cargo. A principio, apenas candidatos de cargos federais, como presidente, senadores e deputados federais, receberão a etiqueta, que inclusive, não será opcional. 

2. Seção de informações

Todas as informações confiáveis estarão reunidas para contextualizar o usuário sobre as eleições e estará disponível na aba de “tendências”, “explorar” e também nos resultados da ferramenta de pesquisa.

3. Política de Integridade Física

Com essa política, a rede poderá reduzir a entrega e também sinalizar conteúdos que podem espalhar desinformação, induzir o usuário ao erro, manipular suas escolhas e entre outras coisas que podem prejudicar o eleitor e o processo eleitoral seguro. Sabe quando a galera propaga informações falsas sobre as urnas eletrônicas manipularem os resultados? Este pode ser um exemplo.

Existem publicações confiáveis na rede, e por isso, a política prevê impulsionar a abordagem educativa. O Twitter já conta com uma função para denunciar conteúdos que violem a política, mas ainda está em fase de testes no Brasil. A rede social poderá manter essa medida mesmo depois das eleições.

4. Campanhas educativas e treinamentos

Com o objetivo de aproveitar o melhor que as ferramentas podem oferecer, o Twitter realizará treinamentos para os funcionários do TSE e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Jornalistas, partidos políticos, organizações da sociedade civil, autoridades e agências de checagem de fatos também devem ter a oportunidade de receber esse treinamento.

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