Continua após publicidade

Entenda porque seu olho engana você

Na edição 1011, publicamos 4 desenhos que causam ilusão de ótica. Entenda agora porque eles iludem seu olho

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 23h51 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

1- É impressionante a sensação de que esses círculos estão girando, né? Parece até que você bebeu! Mas o motivo para o giro contínuo não é a birita: quando fixamos o olhar em um ponto, nossa visão periférica interpreta o contraste entre as cores claras e escuras como movimento. Assim, mesmo que você se concentre em um dos círculos, o resto da imagem estará rodopiando.

2 – Você consegue ver um gato nessa imagem? E consegue ver um rato? Nosso sistema visual interpreta as imagens de acordo com o contorno que damos a elas. Como aqui existe uma imagem dentro da outra, a figura que aparece depende de você se concentrar no todo ou focalizar apenas um detalhe.

3 – Se você fixar o olho no ponto esquerdo por 30 segundos, a névoa desaparece. É que nosso sistema visual só percebe coisas que se movem. Quando uma imagem é parada (como qualquer imagem de uma revista, por exemplo) é o olho que faz movimentos constantes – e, assim, a imagem continua visível. Se você fixa a vista num outro ponto, deixamos de ver a mancha depois de um tempo. Isso não acontece no ponto da direita porque o círculo maior ajuda a perceber toda a imagem.

4 – (OLHA QUE VACILO! Na revista, escrevemos “as bolas amarelas simplesmente não existem”. Só que as bolas amarelas existem, sim, claro! São as bolas azuis que só existem como ilusão!). E elas são uma ilusão porque, para cérebro, essa é uma imagem confusa. Como o azul é predominante no desenho, ele tende a simplificar e ver tudo dessa cor – mesmo nas partes que têm cores diferentes.

Publicidade